Mais de 60 postos clientes da SADA Combustíveis serão utilizados para divulgar a campanha
Redação TranspoData
Foto Grupo SADA, Divulgação
O enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes no Brasil ganhará reforço importante do Grupo SADA neste ano, que pretende dobrar as ações de conscientização em relação ao tema nesta semana. As ações de mobilização incluem os três setores que compõem o chamado círculo de proteção: empresas, poder público e sociedade civil. Estão programadas ações em 13 estados e em pontos da BR-116, a maior rodovia em extensão no Brasil.
O Grupo SADA mobilizará mais de 50 empresas, treinando funcionários para que sejam multiplicadores das campanhas de conscientização e se tornem agentes de proteção. Todo esse movimento ocorre em linha com o compromisso do grupo com o programa “Na mão certa”, realizado pela Childhood Brasil, que busca sensibilizar os três setores da sociedade a favor do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
De acordo com o Anuário Nacional de Segurança Pública divulgado no ano passado, a cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual. O grande desafio é ampliar a notificação destes crimes, uma vez que, de acordo com o anuário, do total de ocorrências, apenas 8,5% são denunciadas.
O dia 18 de maio é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca uma mobilização nacional em defesa do tema, incluindo iniciativas da 25ª edição da campanha “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. A iniciativa é do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria com as redes nacionais de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Luisa Medioli, diretora de sustentabilidade, explica que o calendário de ações reforça o compromisso do grupo com o enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes, uma questão grave que segue presente em muitas localidades do Brasil. “Este será o terceiro ano em que participamos ativamente do Faça Bonito e queremos continuar fazendo a diferença. O objetivo é engajar um número cada vez maior de empresas e sensibilizar as pessoas para mudarmos essa realidade”, afirma.
Na programação de atividades com a comunidade, estão programadas ações na cidade de Betim (MG), em conjunto com o Centro de Referência e Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social; engajamento de 18 creches, escolas, projetos e instituições; e parceria com a ONG Meninadança, que promove atividades artísticas como forma de acolher crianças e adolescentes e combater a violência sexual em cinco municípios de Minas Gerais e um da Bahia, localizados ao longo da BR-116. Também foram firmadas parcerias com 62 postos clientes da SADA Combustíveis, locais de vulnerabilidade, com distribuição de panfletos e instalação de cartazes.
O número de pontos em 2025 é duas vezes maior do que o do ano passado (29). A expectativa é que o conjunto de ações que está programado nesta edição seja capaz de atingir mais de 50 mil pessoas. Este ano mais de 500 motoristas irão participar das ações.