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Pesquisa traça perfil de empresas do setor rodoviário de passageiros

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Estudo abrange empresas de diferentes portes e de todas as regiões do país, que, juntas, movimentam mais de 90% dos usuários do serviço

Redação TranspoData

Foto Banco de Imagens, ANTT, Divulgação 

Uma pesquisa inédita traz um panorama do setor de transporte rodoviário de passageiros, demonstrando a importância do mercado regular e da prestação de serviço de qualidade aos brasileiros. Para realizar o estudo, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) atuou em parceria com a Confederação Nacional do Transporte na elaboração da Pesquisa CNT Perfil Empresarial Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros. O levantamento também aponta desafios e traz insumos para balizar decisões estratégicas, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas públicas específicas para a atividade.

A pesquisa abrange empresas de diferentes portes e de todas as regiões do país, que, juntas, movimentam mais de 90% dos passageiros do segmento. Ao todo, o serviço regular do transporte interestadual de passageiros atendeu, no ano passado, 43 milhões de pessoas, crescimento de 2,3% em relação a 2022.

O estudo aponta que 82,2% das empresas têm mais de 20 anos de mercado, refletindo a tradição do transporte rodoviário interestadual de passageiros no Brasil. Além disso, 84,4% dessas empresas atuam em outras modalidades, com destaque para o transporte de cargas, escolhido por 52,6% dos entrevistados.

Para o presidente da Abrati, Paulo Porto Lima, os números obtidos no levantamento reforçam a representatividade e a credibilidade das empresas que atuam no transporte regular de passageiros no Brasil. “A pesquisa é de grande valor para o setor, tornando sua estrutura e capacidade operacional mais transparente para a sociedade”, definiu.

Na avaliação do presidente da CNT, Vander Costa, as informações são valiosas para as mais de 8 mil empresas habilitadas e para o poder público, pois oferecem subsídios para a elaboração de políticas mais assertivas para o setor. “Os dados são cruciais para que os empresários tomem decisões estratégicas, aprimorando o posicionamento em um ambiente competitivo e alinhado aos critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Para a sociedade, os resultados reforçam a relevância dos serviços prestados pelas empresas do setor em todo o Brasil”, assinalou.

Entre os desafios enfrentados pelo setor rodoviário destaca-se o avanço de novas tecnologias, como aplicativos que conectam usuários e motoristas que compartilham destinos comuns em veículos particulares. Outro ponto crítico é a venda individual de passagens por empresas cadastradas para fornecer serviços de fretamento ou que nem estão autorizadas para operar no segmento, configurando uma concorrência desleal para as empresas regularmente cadastradas na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Os resultados do levantamento estão disponíveis no Painel da Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros. A ferramenta permite selecionar filtros e, assim, dar acesso ao perfil empresarial agregado do segmento e a informações específicas do setor. As informações individuais estão disponíveis apenas às empresas participantes da iniciativa e servem para comparação individual em relação ao próprio ramo de negócio.

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