Veículos integram a frota da BR Aviation, unidade de negócios da Vibra
Redação TranspoData
Foto Vibra, Divulgação
Empenhada em ser protagonista da transição energética no Brasil, a Vibra, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas, segue a jornada no caminho rumo a uma economia de baixo carbono, com soluções para descarbonizar suas atividades, de parceiros e fornecedores. Neste contexto, desde dezembro passado, os caminhões da BR Aviation que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) iniciaram a operação com a mistura combustível que contém diesel renovável HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado), também conhecido como diesel verde.
A mistura utilizada contém 10% de diesel renovável HVO, além do teor mandatório de 14% de biodiesel definido pela legislação e do diesel derivado do petróleo. A perspectiva é no futuro aumentar o percentual de HVO na mistura, proporcionando maior redução de emissões na operação dos veículos.
Produzido através do processamento de matérias-primas renováveis como óleo vegetal e ou gordura animal, o HVO vem sendo utilizado na Europa e nos Estados Unidos em escala comercial, sendo importante alternativa de fonte de energia limpa, especialmente para o setor de transportes. O produto se destaca em relação a outras soluções de descarbonização, pois pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção no diesel derivado do petróleo sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores e, principalmente, sem diminuir a qualidade do óleo combustível utilizado.
Considerando o ciclo de produção e uso, o HVO pode reduzir aproximadamente 90% das emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao diesel derivado do petróleo. “O HVO é um biocombustível avançado e pode ser utilizado na proporção desejada pelo cliente em misturas com o diesel regular. Com essa alternativa, os clientes podem implementar metas graduais de descarbonização nas operações, sem necessidade de adaptações nos motores diesel convencionais, mantendo a confiabilidade operacional e sem impacto na disponibilidade e produção dos veículos, tal como ocorre a dois anos na frota BR Aviation no Aeroporto do Galeão e agora chega a Guarulhos”, assinala Juliano Prado, vice-presidente executivo de comercial B2B e aviação da Vibra.
A utilização do HVO na frota BR Aviation do aeroporto de Guarulhos proporcionará a redução de emissões de aproximadamente 80 toneladas de CO2 eq/ano. A intenção é expandir a utilização para outras operações da Vibra, além dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão.