Porto de Imbituba
Região tem recebido investimentos em estrutura portuária, ferroviárias e viária
Redação TranspoData
Foto Divulgação
Com investimentos estratégicos em infraestrutura portuária, ferroviária e viária, o Sul de Santa Catarina começa a se consolidar como promissora alternativa logística para o escoamento de cargas no país. A região vem ganhando destaque tanto pelo aumento das rotas comerciais, quanto pelos investimentos no Porto de Imbituba, que tem batido recordes operacionais e atraído novos negócios. Esses avanços estão alinhados à iminente conclusão da BR-285, que ligará Bom Jesus (RS) a Timbé do Sul (SC), além da modernização da Ferrovia Tereza Cristina (FTC).
Até 2030, o Porto de Imbituba projeta alcançar R$ 1 bilhão em investimentos e obras de modernização com o objetivo de ampliar a capacidade operacional. O complexo portuário se transformou em um canteiro de obras: estão em andamento a recuperação, o reforço e a ampliação do Cais 3, e prestes a começar a dragagem e derrocagem do Cais 1 e a construção do dolfim do Cais 2. Essas intervenções ampliarão a linha de atracação, permitindo o recebimento de navios maiores e a instalação de equipamentos com mais capacidade de movimentação de cargas.
Na fronteira sul catarinense, restam sete quilômetros para a conclusão da BR-285 entre Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Quando finalizado, o trecho encurtará distâncias e conectará diretamente a produção gaúcha ao Porto de Imbituba. Com a pavimentação da Serra da Rocinha e sua liberação para o tráfego de caminhões bitrem, a nova rota tornará Imbituba cerca de 100 km mais próxima de Passo Fundo (RS) em comparação com o Porto de Rio Grande. Além da vantagem logística, Imbituba conta com ampla profundidade, proporcionando 13,5 metros nos berços de atracação.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, o momento representa uma transformação. “Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na logística do Sul do Brasil. A união entre os investimentos públicos em infraestrutura e o engajamento do setor produtivo está colocando Santa Catarina em uma posição estratégica sem precedentes”, afirma
Destaca que a conclusão da BR-285 e os avanços na FTC não são apenas obras de engenharia, mas caminhos que conectam oportunidades, reduzem custos e fortalecem a presença do estado nos mercados nacional e internacional. “O Porto de Imbituba, com sua capacidade de receber grandes embarcações, passa a ser uma alternativa altamente competitiva”, ressalta.
Segundo Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba, as obras de infraestrutura em andamento garantirão que o equipamento siga ampliando a movimentação, como vem ocorrendo nos últimos anos. “Recentemente, alcançamos o recorde histórico com mais de 8 milhões de toneladas. Estamos preparando o Porto de Imbituba para o futuro com mais segurança, modernidade e eficiência”, assegura.
A FTC passa por obras de ampliação e modernização. As melhorias visam aumentar a capacidade de transporte de cargas na região, integrando os polos produtivos do sul catarinense. De acordo com Benony Schmitz, diretor-presidente da FTC, a ferrovia se posiciona como um importante eixo de integração logística, favorecendo não apenas o transporte de hulha betuminosa, mas também de produtos cerâmicos e agrícolas.
Com o crescimento da movimentação de contêineres impulsionado pelas novas rotas em operação no Porto de Imbituba, a tendência é de expansão dos mercados atendidos. Atualmente, cargas como sal, arroz, produtos cerâmicos e hulha betuminosa, originárias ou destinadas ao Sul Catarinense, já tem participação significativa na matriz de cargas do porto.