Reconhecimento integrou programação comemorativa dos 65 anos da entidade
O evento realizado na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs), em Porto Alegre, celebrou as conquistas das empresas participantes e destacou a conclusão bem-sucedida da 2ª edição do Programa de Segurança Viária. A atividade integrou a programação do aniversário de 65 anos da entidade.
Criado pelo Setcergs e patrocinado pela Dipesul Volvo, o programa visa oferecer uma avaliação detalhada e orientação para empresas de transporte de cargas, com foco na conformidade com a norma ISO 39001, o principal padrão global para gestão da segurança viária, além dos requisitos ESG (ambiental, social e governança) pertinentes ao setor. O programa é dividido nas categorias selos ouro, prata e bronze, além de manutenção e evolução. Avalia oito fatores principais: sistemas de gestão, treinamento, desempenho em segurança viária, veículos e tecnologia embarcada, preparação para emergências e tópicos avançados em ESG.
O coordenador técnico do Programa de Segurança Viária pela Global Certification System (GCS), Cleverson Forato, destacou que a iniciativa não apenas eleva os padrões de segurança, mas também incentiva as empresas a adotarem melhores práticas em sustentabilidade e governança. “O objetivo é otimizar a administração de frotas, a comunicação com os veículos, a coordenação com os motoristas e a resposta a emergências. Com essas melhorias, buscamos reduzir o elevado índice de acidentes no Brasil, que atualmente resulta em aproximadamente 90 mortes diárias, totalizando cerca de 32 mil anuais”, enfatizou.
De acordo com Forato, foi alcançada redução significativa entre as empresas participantes que adotaram as práticas de gestão recomendadas. “Esses resultados demonstram não apenas um impacto positivo no aspecto social, com a diminuição de acidentes e aumento da segurança, mas também benefícios econômicos, ao reduzir os custos associados a acidentes”, afirmou.
Fabiano Todeschini, CEO da Dipesul Volvo, expressou orgulho em apoiar o sindicato neste projeto, que estabelece altos padrões de segurança viária e promove as melhores práticas no setor. “Não basta investir em tecnologia. É fundamental que todos os envolvidos, de condutores a transportadoras, também mudem a realidade. A presença dos representantes do governo é importante, e esperamos que colaborem para atingir esse objetivo. Contudo, a verdadeira transformação ocorre por meio do trabalho das transportadoras. A redução de acidentes é uma responsabilidade compartilhada e reflete não apenas uma questão econômica, mas também uma questão de humanidade”, reforçou.
Durante a solenidade foi anunciada a realização da 3ª Edição do Programa de Segurança Viária Setcergs. Empresas interessadas em participar podem obter mais informações pelo telefone (51) 3342-9299 ou e-mail associados@setcergs.com.br.
PREMIAÇÕES
Ouro
Edini Transportes, Grupo Troca Transportes, Reiter Transportes e Logística, Transportes Cavalinho e Letsara Transportes
Bronze
Modal Transportes
Manutenção e evolução
Cooperlíquidos, HB Transportes, Scapini Transportes, Tomasi Logística, Transportes Gabardo, Grupo ALP e Translíquidos
Motorista padrão transporte sustentável
Adenilson Giacometti Lourenço (Transportes Cavalinho), Alexandre Acir Kuhn (Reiter Transporte e Logística), Alexsandro de Brito (Grupo ALP), Fábio Lima de Melo (Grupo Troca Transportes), Fernando Pfeifer da Silva (HB Transportes), Gerson Leopold (Modal Transportes), José Augusto Selan (Scapini Transportes), Lairto Oliveira Eckert (Tomasi Logística), Luiz Antonio Heck (Letsara Transportes), Marcel da Rosa Barbosa (Edini Transportes), Michele Fernanda Hennemann (Transportes Gabardo), Marcos Leandro Pereira (Translíquidos) e Victor Mateus Justo Clavijo (Cooperlíquidos)
Motoristas com melhor desempenho
Transportes Cavalinho (1º lugar), Letsara Transportes (2º lugar), Reiter Transporte e Logística (3º lugar), Grupo Troca Transportes (4º lugar) e Edini Transportes (5º lugar)
Roberto Hunoff
Fotos Guilherme Gargioni