Composições passam a transportar mais de 17 mil toneladas por trem e reforçam a eficiência das operações ferroviárias em direção ao Porto de Santos
Redação TranspoData
Foto Rumo, Divulgação
Comprometida com uma solução logística competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro, a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, iniciou operações com os trens de 135 vagões. Na nova etapa do projeto, que integra os compromissos de aumento de capacidade da Malha Paulista, os trens que antes circulavam com 120 vagões passam a operar com as novas formações nos dois principais corredores ferroviários do agronegócio brasileiro, saindo diariamente dos terminais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins em direção ao maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos.
Os projetos focados no aumento da capacidade tiveram início em 2021, quando a companhia começou a operar com 120 vagões. “Começamos com 80, passamos para 120 e, agora, quase dobramos a capacidade por trem com o modelo de 135 vagões. O crescimento do agronegócio no Brasil, particularmente nas áreas onde operamos, motivam a Rumo a ampliar a logística para oferecer mais eficiência aos clientes”, explica Bruno Casarini, diretor de operações e manutenção da companhia.
O acréscimo na capacidade do trem de 135 vagões proporcionou, em média, aumento de 1.200 toneladas úteis de carga por trem, redução de uma hora no tempo de intervalo de viagem do terminal até o destino e melhor eficiência energética. Em fevereiro, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas para o Porto de Santos. “Para que esse projeto se tornasse realidade, as equipes da Rumo trabalharam nos últimos três anos em frentes estratégicas, operacionais e técnicas para viabilizar essa composição que faz entregas mais rápidas com o mesmo número de trens, porém com mais vagões”, acrescenta.
A concessionária investiu aproximadamente R$ 350 milhões para viabilizar o novo modelo de operação, incluindo a expansão dos pátios de manobra e as obras para a composição do trem. Também conduziu um estudo sobre força e tração, instalando sensores nos engates, com o objetivo de compreender os desafios técnicos e operacionais da nova locomotiva.
O Ministério da Agricultura e Pecuária estima que, nos próximos 10 anos, a produção de grãos no Brasil terá aumento de 27%. A Companhia Nacional de Abastecimento frisa que a performance econômica na região deve ser principalmente impulsionada pelo rendimento agrícola. A colheita de grãos de 2024/2025 pode atingir um recorde de 322,25 milhões de toneladas.
Para atender toda a demanda da safra, a Rumo realiza diversas obras e já entregou 25% das programadas no caderno de obrigações. Com esses resultados, a concessionária elevou a capacidade de toneladas movimentadas por ano de 45 milhões de toneladas, em 2020, para atuais 53 milhões de toneladas. A projeção é que até o fim das obras a empresa alcance 75 milhões de toneladas de capacidade.
Quadro comparativo