Radio Caminhao

Programa Aterro Zero, da Tecfil, atinge a marca de 40 toneladas

Compartilhe este artigo:
Compartilhe este artigo:

Iniciativa, que visa reduzir geração e destinação de resíduos para aterros sanitários, conquista prêmio e reforça o compromisso ambiental da empresa

 

Redação TranspoData

Foto Tecfil, Divulgação

 

O compromisso com a sustentabilidade da Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, acaba de atingir mais um marco relevante. Desde o início de 2024, a empresa deixou de enviar mais de 40 toneladas de resíduos industriais para aterros sanitários, com a implantação do programa Aterro Zero, que integra o seu Sistema de Gestão Ambiental. “Estamos avançando na prática da economia circular, fortalecendo um modelo de produção que une sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, comenta Wagner Silva de Almeida, supervisor técnico e químico responsável da Tecfil.

 

Para alcançar a meta de Aterro Zero, a empresa desenvolveu diversas iniciativas, como um projeto inovador para reciclar resíduos de tinta gerados na produção. Antes descartados, esses resíduos agora passam por um processo de beneficiamento e são direcionados para novas aplicações, ampliando o reaproveitamento e evitando novos impactos ambientais.

 

Outro avanço está no reaproveitamento de resíduos plásticos. O material gerado nas linhas de produção é enviado para beneficiadores especializados, reforçando os princípios da economia circular. A empresa trabalha ainda para viabilizar a reciclagem da borda do filtro, conhecida como PU expansivo, aproveitando o material em novos produtos.

 

A iniciativa, que busca soluções contínuas para reduzir impactos ambientais, otimizar recursos e ampliar a circularidade de materiais, conquistou recentemente o Troféu Aterro Zero, concedido pelo Grupo Multilixo, líder em gestão de resíduos privados em São Paulo, às empresas que eliminam o envio de materiais a aterros sanitários e atingem destinação 100% sustentável. “A premiação mostra que estamos no caminho certo ao priorizar soluções ambientalmente responsáveis e implementar práticas que elevam o padrão de sustentabilidade na indústria”, frisa Almeida.

 

Últimas Notícias

Artigos Relacionados