Desenvolvedora da solução destaca mais rapidez e assertividade para a execução da atividade
Redação TranspoData
Foto Banco de Imagens
Com o objetivo de ampliar a previsibilidade e utilização das frotas de empresas do setor logístico, a Benner investiu mais de R$ 500 mil no desenvolvimento do planejador de cargas, solução focada na malha de transferências entre unidades no middle mile (milha intermediária), etapa que conecta centros de distribuição, fábricas e armazéns. Voltada a transportadoras que operam carga fracionada em modelo de cross docking, sobretudo de médio e grande porte, a plataforma organiza o planejamento das transferências ao receber previsões ou demandas reais e transformá-las em planos de viagem por rota e veículo.
A solução substitui a prática de planejamento manual em planilhas por um processo contínuo, capaz de incorporar variações diárias de volume, peso, perfil de carga e características operacionais definidas pela transportadora, e encaminhar o planejamento para execução por meio de integração com sistemas de gestão de transporte (TMS) via APIs. “O foco da solução é planejar a malha do transportador considerando as características dos produtos, regras de rota e prazos de entrega. Isso permite decidir com mais precisão o que embarca em cada veículo e quando, evitando viagens adicionais e reduzindo o tempo gasto no planejamento”, afirma Fernando Alex de Carvalho, head de mercado e produto da Benner.
O sistema considera variáveis operacionais que normalmente não entram no planejamento em planilhas, como peso, volume, metragem cúbica e restrições de empilhamento ou sobreposição. A partir dessas regras, a tecnologia consolida cargas com perfis diferentes no mesmo veículo quando possível, prioriza embarques conforme prazo de entrega e aspectos operacionais, e distribui volumes dentro das rotas fixas e fluxos entre unidades definidos pela transportadora, gerando viagens prontas para envio ao TMS Benner e preparada para integração com outros sistemas por meio de APIs públicas.
Durante o processo, a solução fortalece a governança operacional ao transformar regras antes dispersas em planilhas em parâmetros centralizados, reduzindo a dependência de conhecimento tácito e variações entre turnos e unidades. Ao estruturar dados operacionais de forma consistente, cria uma base para análises avançadas e geração de indicadores que antes eram inviáveis em processos manuais. Construída com arquitetura preparada para integração com modelos de inteligência artificial, a plataforma abre caminho para análises avançadas, identificação de padrões e geração de insights que futuramente poderão apoiar decisões estratégicas sobre ocupação, priorização de cargas e eficiência da malha.
Diferenciais
Segundo Fernando Alex de Carvalho, durante a fase inicial de uso em operação piloto, foram registradas redução de cerca de 30% no tempo de execução do planejamento e aumento de 10% a 15% na assertividade da alocação de cargas por veículo e rota. “Os ganhos decorrem da consolidação automática de volumes conforme regras de produto e prioridade, diminuindo retrabalho, remanejamentos de última hora e risco de atrasos associados ao planejamento manual”, comenta.
O executivo explica que o desenvolvimento da solução foi conduzido a partir de imersão em operação real e em cocriação com um grande operador logístico multinacional. “A equipe acompanhou de perto a rotina de planejamento e expedição, mapeou regras que eram aplicadas em planilhas e transformou isso em parâmetros de sistema. O produto passou por três MVPs entre 2024 e 2025, com validação contínua em campo, até chegar a uma entrega aderente ao fluxo de middle mile e cross docking”, afirma.
Além de apoiar diretamente a eficiência operacional, a solução contribui para redução de custos ao evitar viagens adicionais e melhorar o aproveitamento dos veículos, impactando o custo por quilometro rodado das operações fracionadas. A precisão no planejamento da malha contribui também para elevar o nível de serviço, reduzir remanejamentos e melhorar a consistência das janelas de entrega.
A solução já está disponível para adoção por transportadoras e foi elaborada como produto independente, integrável a outros sistemas do mercado por meio de APIs. Também se conecta ao ecossistema logístico da Benner, permitindo no futuro o acompanhamento do plano versus execução pela torre de controle, ampliando visibilidade e previsibilidade da operação.
Para Carvalho, o planejamento do middle mile é parte importante da eficiência de uma transportadora, mas ainda tratado de forma manual em boa parte do mercado. “Com o planejador de cargas, colocamos esse processo em outro patamar de controle e integração, permitindo que a malha seja planejada com maior frequência e consistência”, reforça.


