Rede começa a ser formada em parceria com a SIM Distribuidora
A SIM Distribuidora, uma das empresas do Grupo Argenta com sede em Flores da Cunha (RS), lançou a marca de postos de combustíveis PETRONAS no Brasil, com a abertura das três primeiras unidades. A iniciativa tem a parceria da multinacional de energia da Malásia. O evento de lançamento ocorreu no posto do km 44 da Rodovia Castelo Branco. As outras estão localizadas na Faria Lima, próximo da Rebouças, e na Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã.
A SIM Distribuidora planeja instalar mil postos de serviço em todo o país nos próximos anos. “O Brasil é o primeiro país a receber postos da marca PETRONAS fora da Malásia, representando um marco para a história da empresa no segmento. Para a Argenta, a oportunidade faz parte da estratégia de ampliação do seu ecossistema de negócios, reforçando a presença no estado de São Paulo e no Brasil”, destaca Neco Argenta, presidente do Grupo Argenta.
O Grupo Argenta é apontado como a maior rede de postos e conveniências do Brasil, com mais de 540 unidades no portfólio de negócios, majoritariamente localizados na Região Sul. Constituído por nove empresas, sete delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes, emprega 5.500 funcionários diretos. O faturamento de 2023 superou a casa de R$ 15 bilhões, alta de 12% em relação ao ano anterior.
Por meio da parceria, os postos com a marca oferecerão aos clientes acesso a soluções de alto desempenho, incluindo o combustível PETRONAS Primax™, lubrificantes PETRONAS Syntium™ e outros serviços projetados para melhorar a experiência dos motoristas. “Esperamos ampliar as operações no mercado brasileiro”, anunciou Ahmad Adly Alias, vice-presidente de refining, trading and marketing da PETRONAS.
Consolidação e objetivos
O Grupo Argenta iniciou os planos de expandir as operações para o estado de São Paulo em 2022, com a abertura das primeiras filiais da SIM Distribuidora e com a criação da SIM Lubrificantes, atualmente a maior distribuidora autorizada da PETRONAS Lubricants International, braço de lubrificantes da companhia no Brasil. A partir desse movimento, ambas passaram a construir uma visão estratégica, que tem como um de seus principais pilares a ambição comum de construir uma das mais relevantes redes de postos de combustíveis do Brasil.
Em novembro de 2023, representantes das companhias assinaram o acordo de lançamento das primeiras unidades de postos de combustíveis com a bandeira PETRONAS no Brasil. O modelo de negócios está baseado em um licenciamento de marca, no qual a PETRONAS fornece o acesso a marca e tecnologias. Já a SIM Distribuidora será responsável pela operacionalização do plano de crescimento.
Redação TranspoData
Foto Mariana Zavattini Matanovic, Divulgação