Empresa obteve redução acima de 10% nas emissões de carbono


Redação Rádio Caminhão


Foto Copa Energia

 

A redução das emissões de gás de efeito estufa (GEE) é peça-chave no combate às mudanças climáticas. Na Copa Energia, em 2023, foi garantida com o aumento progressivo do consumo de etanol em substituição da gasolina nos veículos de frota leve. Entre os meses de abril e outubro, a mudança representou a redução mensal de mais de 10% de emissões de carbono na atmosfera. “Temos atuação focada no desenvolvimento de metas sólidas relacionadas aos compromissos de sustentabilidade. Queremos contribuir na solidificação de uma cultura empresarial cada vez mais sustentável e que assegura a perenidade dos negócios”, explica Caio Turqueto, CEO e presidente do Conselho de Administração da empresa.
 

A comparação foi realizada com os dados divulgados no Inventário Anual de Emissões de 2022, pelo GHG Protocol (escopos I e II) - que são parte obrigatória do relatório para muitas organizações em todo o mundo e estão relacionadas aos sistemas dentro do controle razoável de uma entidade. Ao longo dos últimos anos, a empresa realizou um processo de avaliação e investigação setorial abrangente, com intuito de reforçar as boas práticas em ESG e seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.
 

Em 2022, a companhia realizou investimentos para garantir a distribuição de GLP, por meio da reposição de botijões, levando em consideração a necessidade operacional de repor os recipientes encaminhados para o sucateamento no processo de requalificação e conserto. A reposição de sucata fechou o ano em R$ 24,6 milhões diante da demanda de mercado de R$ 34,5 milhões – foram requalificados 3.575.842 botijões P-13 para evitar acidentes, além de readequação de vasilhames P-125 e P-190 para atendimento de normas e padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Atualmente, as áreas de engenharia e de custos realizam um trabalho conjunto para reduzir o consumo de materiais nas operações. A companhia busca otimizar o uso de insumos e a quantidade de tinta utilizada na pintura de botijões. “Nos processos operacionais de envase, utilizamos a água para lavagem externa dos recipientes, o que possibilita o menor consumo de tinta e menor geração de resíduos e emissões atmosféricas”, acrescenta o executivo.
 

A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de gás liquefeito de petróleo. É detentora das marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. É líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de 4 mil colaboradores.