Dia 30 de junho, 25 de julho ou 16 de setembro… afinal, quando é o Dia do Caminhoneiro? 


As datas celebram os profissionais responsáveis por transportar mercadorias e cargas por cada canto do país, ação fundamental para movimentar o comércio. 


É comum haver confusões com essas datas e até mesmo se questionar o porquê de comemorarmos em três dias diferentes. Isso é o que explicamos a seguir: 

 

Por que comemoramos o dia do caminhoneiro em 3 datas diferentes? 

 

30 de junho – Dia do Caminhoneiro no estado de SP 

 

O ex-governador e jurista Franco Montoro, sancionou em 30 de dezembro de 1986, há exatos 36 anos, a Lei n.º 5.487, a qual determinava a data de celebração do dia do caminhoneiro em São Paulo. 


O dia do motorista de caminhão é, portanto, celebrado no dia 30 de junho apenas no estado SP. 

 

25 de julho – Dia de São Cristóvão 


Essa data foi implementada há séculos e está ligada à passagem da fé católica. O dia de São Cristóvão, o santo padroeiro dos motoristas, é celebrado por todos os condutores de veículos em geral. 


 Nesta ocasião, é comum haver missas, procissões, festas e carreatas, onde ocorre a bênção dos transportes. 

Se você tem dúvida de qual dia é dia do caminhoneiro, saiba que a data é comemorada por motoristas de ônibus, de carro, de caminhão, de motos e de qualquer outro meio veicular. 

 

16 de setembro – Dia Nacional do Caminhoneiro e da Caminhoneira 


Definida em 2009 por meio da Lei Federal n.º 11.927, o decreto foi assinado pelo ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva. 

  

Ainda que seja a data oficial no país, comemorada há 11 anos, grande parte dos caminhoneiros preferem ainda celebrar seu dia junto ao de São Cristóvão. 

 

Qual é a data certa para comemorar? 


Por não existir uma data única, é comum que muitas dúvidas surjam quanto ao dia certo para celebrar. Todas as três datas foram criadas de formas diferentes, mas homenageiam a mesma classe profissional: o motorista! 


Esses profissionais lidam diariamente com inúmeras dificuldades e riscos durante o trajeto na estrada, como a distância dos familiares queridos, longas jornadas de trabalho, rodovias e postos de parada em más condições. 


Não há data correta, mas escolher uma forma de homenagem é um ato de respeito e consideração, não importa a data escolhida.