Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, iniciativa visa ampliar a frota de veículos pesados abastecidos a GNV no Rio de Janeiro
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Redação TranspoData
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Foto Naturgy, Divulgação
A Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, anunciou investimentos na ordem de R$ 300 milhões em infraestrutura para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis. Coordenada pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, a iniciativa pioneira permite que caminhões e ônibus abasteçam com GNV e trafeguem entre os estados da Região Sudeste, emitindo menos gases poluentes e de efeito estufa e, também, gerando menos poluição sonora.
O primeiro corredor foi implantado na Dutra e a rodovia Washington Luís também conta com postos adaptados. Atualmente, são 11 postos nas duas rodovias. Com a conversão dos veículos pesados, a expectativa é aumentar ainda mais a demanda por GNV no estado do Rio, atualmente o maior consumidor do combustível no país.
Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy, confirma que outras rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101/Rio-Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101/Rio-Vitória) terão novos postos adaptados. Também está no planejamento o abastecimento de rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106 e RJ 124, entre outras. “Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias. Em mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, explica.
O Rio de Janeiro é líder em GNV, com aproximadamente 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados. Ao ampliar o mercado para atender a frota pesada, além do desenvolvimento econômico, o estado contribui para uma solução mais sustentável no transporte de cargas e de passageiros. A substituição do diesel pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além da diminuição em mais de 90% de material particulado (fumaça preta), contribuindo para a melhora da qualidade do ar e, consequentemente, à saúde das pessoas.
A executiva cita estimativa de que mais de 1.000 caminhões movidos a GNV circulam nas rodovias que interligam os estados do Sudeste diariamente. “Para que este número continue aumentando, é preciso investir em infraestrutura de abastecimento e, neste sentido, a Naturgy desempenha papel fundamental. O Rio de Janeiro é referência em abastecimento de GNV para veículos leves e temos certeza que ter uma ampla rede preparada para os pesados incentivará cada vez mais a venda de caminhões movidos com este combustível”, reforça.
Entre as características para atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de manobra e testeira com altura mínima de seis metros. É necessário adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento. Postos que não ainda não abastecem a GNV podem solicitar análise de viabilidade para ligação no site da Naturgy.
Parceira do RJ Mobilidade Sustentável
Em dezembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável. Desde esta data, as linhas Rio de Janeiro/Barra Mansa e Duque de Caxias/Barra da Tijuca contam com ônibus movidos a GNV.
Durante a cerimônia de lançamento do programa, a gerente nacional da Naturgy, Katia Repsold, destacou a importância da iniciativa em termos de sustentabilidade e desenvolvimento para o estado. “Resultado da parceria entre diferentes secretarias e a iniciativa privada, estes ônibus serão a pedra fundamental de um caminho para um transporte público mais verde. A transição energética é mais que uma demanda da sociedade, é uma necessidade do planeta. O Rio de Janeiro vem dando um grande exemplo ao país, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou.
Considerando apenas a frota de ônibus intermunicipais, a estimativa é de adaptar até seis mil unidades. Inicialmente, os ônibus das duas linhas do projeto piloto serão abastecidos em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. “Ainda não existem garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura até as mais distantes”, reforça Giselia Pontes.