Radio Caminhao

Marquise Ambiental recebe mais caminhões movidos a biometano 

Compartilhe este artigo:
Compartilhe este artigo:

Modelo escolhido para a segunda entrega foi o Scania G 280 XT

 

Redação TranspoData

Foto Scania, Divulgação

 

A Marquise Ambiental recebeu um novo lote de caminhões Scania movidos a biometano vocacionados para a coleta. A entrega faz parte da estratégia da empresa, uma das maiores em gestão de resíduos do Brasil, de investir continuamente em tecnologias sustentáveis para as operações.
A aquisição integra um investimento de R$ 25 milhões realizado pela Marquise Ambiental para a compra de 18 caminhões movidos a biometano, que estão sendo entregues pela montadora em etapas. Este é o novo lote de veículos que compõem o programa de renovação da frota com foco na descarbonização das operações, que já utiliza esse tipo de caminhão nas coletas de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Os investimentos estão alinhados à lei federal que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis como o biometano. “Investimos na ampliação do uso de veículos movidos a biometano e em novos projetos para atuar em localidades onde, no futuro, poderemos desenvolver um ciclo completo, que inclui coleta dos resíduos, geração do biogás, produção do biometano e abastecimento das operações com combustível renovável”, afirma Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.
A empresa já mantém negociações com a Scania para novas aquisições, reafirmando a posição de construir uma logística de operações ambientalmente responsável e de baixa emissão no país. “A parceria entre Scania e Marquise Ambiental é importante para a jornada de descarbonização do transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e ou biometano no Brasil”, ressalta Fernando Madrid, gerente de vendas de soluções de transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

Modelo Scania G 280 XT

 

A primeira entrega, em novembro de 2024, foi de três semipesados P 280 XT. Para este lote de 10 unidades foi escolhido o G 280 XT, equipado com motor Euro 6, de nove litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. O modelo entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.

 

Para esta nova necessidade da Marquise, a cabine G é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve torque de 1.350Nm e o peso bruto total combinado chega na capacidade de 40 toneladas.
O caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi configurada com o pacote off-road XT. O modelo está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super.

 

Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Os motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás. As potências oferecidas são 280, 340, 420 e 460 cavalos. Desde 2019, quando as vendas destes modelos começaram, a montadora já negociou mais de 1.500 unidades.

Últimas Notícias

Artigos Relacionados