Radio Caminhao

Leilão do túnel Santos-Guarujá atrai investimentos de R$ 6,8 bilhões

Compartilhe este artigo:
Compartilhe este artigo:

Empresa vencedora, a portuguesa Mota-Engil será responsável pela obra, que terá recursos do governo federal e do estado de São Paulo

 

Redação TranspoData

Foto Eduardo Oliveira, MPor, Divulgação

 

Maior obra de infraestrutura do Novo PAC, o túnel Santos-Guarujá atraiu investimentos de R$ 6,8 bilhões em leilão realizado, na sede da B3, numa parceria do governo federal e do estado de São Paulo. Na disputa pelo direito de construir e operar o primeiro túnel imerso da América Latina, a empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora do leilão, com a melhor proposta sobre a contrapartida do poder público para o projeto.

 

A Mota-Engil, que superou a concorrente espanhola Acciona na disputa, tem participação de 32,4% da empresa chinesa CCCC (China Communications Construction Company), com expertise na construção de obras imersas, como o túnel Taihu, o maior da China, com 10,8 quilômetros de extensão. O leilão foi definido com a abertura das propostas apresentadas no início da semana pelas concorrentes. “O sucesso desse leilão mostra a confiança dos investidores no Brasil, que se apresenta como importante janela de oportunidades”, ressaltou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

 

Ainda neste ano o ministério realizará outros leilões, que vão somar investimentos de cerca de R$ 20 bilhões. Entre os certames, estão outros dois empreendimentos no Porto de Santos: o terminal de contêineres Tecon Santos 10 e o canal de acesso ao porto. Também serão leiloados o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e terminais portuários privados.

Encurtando distâncias

O túnel Santos-Guarujá promete transformar a mobilidade da Baixada Santista. A ligação fixa entre as duas cidades reduzirá o tempo de travessia para apenas dois minutos. Hoje, a travessia de balsa leva em média 18 minutos – sem contar filas e atrasos –, enquanto pela estrada o percurso pode chegar a uma hora para completar os 40 quilômetros.

A estrutura de seis faixas de tráfego (três por sentido) – incluindo ciclovia, passagens para pedestres e espaço reservado para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) – trará fim à espera nas filas das balsas e à dependência de deslocamentos longos por veículos. O túnel ainda deve estimular a economia local e melhorar diretamente a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que vivem nas cidades de Santos e Guarujá e impactar toda a região.

Outra obra de infraestrutura começa a se tornar realidade para a cidade do Guarujá. O Aeroporto Civil Metropolitano está em fase de conclusão das obras e deverá ser entregue no início de 2026.

Últimas Notícias

Artigos Relacionados