Transportadora trabalha em projetos para a redução dos tempos de entrega e em melhorias nas experiências dos clientes
Redação TranspoData
Foto Jamef, Divulgação
A Jamef vem aprimorando, cada vez mais, sua infraestrutura tecnológica para atender às crescentes demandas do mercado e oferecer ainda mais segurança e agilidade em suas coletas e entregas. Em 2024, a empresa investiu em ferramentas de inteligência artificial (IA), business intelligence (BI), machine learning, telemetria avançada e rastreamento dos veículos. As iniciativas visam melhorar os processos operacionais, prazos, custos associados ao transporte de encomendas e, especialmente, as experiências dos clientes durante o atendimento.
De acordo com pesquisa divulgada esse ano pela Descartes Systems Group, empresa de desenvolvimento de softwares para supply chain, investir em tecnologia é a prioridade dos entrevistados que desejam acompanhar as tendências e agregar valor aos serviços de transporte. “O setor precisa se reinventar constantemente para oferecer os melhores serviços ao público. Razão para estarmos sempre atentos às novidades e demandas do mercado para entender as reais necessidades dos clientes. A partir daí, avaliamos as ferramentas e soluções disponíveis no mercado para garantir cada vez mais rapidez, segurança e valor agregado”, explica a diretora de TI da transportadora, Adriana Lago.
As soluções de telemetria e rastreamento implementadas pela Jamef incluem funcionalidades que vão desde o monitoramento em tempo real até a análise de dados que preveem comportamentos de veículos e motoristas, gerando maior segurança e economia de combustível. Com a coleta contínua de informações sobre o desempenho da frota, a empresa consegue realizar manutenções preditivas, evitando paradas inesperadas, mantendo a alta qualidade dos serviços prestados.
A empresa também utiliza sistemas de coleta de dados nas filiais, que monitoram o carregamento e descarregamento em tempo real, reduzindo falhas humanas, garantindo precisão durante o gerenciamento operacional. “Cada inovação tecnológica implementada é pensada para gerar resultados eficazes. A busca constante por modernidade e inovação está atrelada ao compromisso de oferecer serviços que não só atendam, mas superem as expectativas dos clientes”, garante.
Tendências e próximos passos
A integração de todas as bases de dados das filiais da Jamef tem sido prioridade, com a construção de um data lake para sustentar o desenvolvimento de ferramentas preditivas, como a IA, e permitir maior acuracidade nas operações logísticas. “A inteligência artificial pode nos dar condições de fornecer dados que fomentam os negócios dos clientes, como o perfil do público da região onde ele mais atua. Também conseguimos ter insights de como aprimorar e personalizar ainda mais os serviços”, avalia André Luiz Pereira, gerente de TI.
Segundo o executivo, o machine learning, método de análise de dados que cria sistemas capazes de aprender por conta própria, também é um aliado das operações logísticas. “Baseado nos últimos dois anos, por exemplo, conseguimos fazer uma previsão de custos para preparar toda a estrutura para a alta demanda”, exemplifica.
No longo prazo, a Jamef também pretende expandir as parcerias tecnológicas e aumentar a colaboração com startups, ao mesmo tempo em que mantém contratos ativos com gigantes da tecnologia como Totvs, Oracle, AWS, Microsoft e Google. “Esses parceiros estratégicos são fundamentais para que a Jamef continue a inovar, especialmente no uso de IA para insights sobre as necessidades dos clientes, que são o centro do negócio”, enfatiza.