Obras, que se iniciam nesta quarta (16), serão concluídas no próximo ano
Redação TranspoData
Foto CCR ViaOeste, Divulgação
A CCR ViaOeste inicia a partir desta quarta-feira (16/04) uma intervenção de longa duração no viaduto Ottone Rusalem, localizado no km 26 da Rodovia Castello Branco (SP-280), sentido Oeste, no município de Barueri. As atividades dão continuidade às obras de implantação das novas vias marginais da rodovia e têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.
A intervenção será realizada especificamente no trecho que conecta o viário municipal Rotary à Praça das Bandeiras, no Trevo de Barueri. Para viabilizar a obra será necessária a interdição total da alça de acesso 26B da pista expressa Oeste (sentido interior) da Castello Branco ao dispositivo e também no sentido Sul (centro de Barueri).
Durante o período das obras, o lado norte do viaduto (sentido Estrada dos Romeiros) permanecerá em operação e será readequado para operar com três faixas de rolamento, funcionando em mão dupla, por meio de um sistema de faixa reversível, que será ajustado conforme a demanda e os horários de pico. Os motoristas que desejarem acessar o Trevo de Barueri terão duas alternativas: acesso antecipado pelo 26A, localizado antes da alça que será interditada, e retorno no km 32 para acessar novamente o dispositivo do km 26.
Demais obras
As obras de ampliação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) têm como objetivo proporcionar mais segurança viária e fluidez ao tráfego da região com o aumento da capacidade por meio da implantação de faixas adicionais e construção de pontes paralelas à Ponte Guilherme de Almeida. O projeto também inclui a readequação dos acessos aos bairros de Alphaville e Barueri, facilitando o escoamento do tráfego local e regional, e construção de duas novas pontes paralelas à atual Ponte Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê. Em dezembro de 2023 foi entregue a faixa adicional do km 27 ao km 31+650 (pista Oeste – sentido interior).
A execução das obras gera cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, priorizando a contratação de mão de obra local. A conclusão total das intervenções, estimadas em R$ 1 bilhão, está programada para dezembro de 2026.