Mauro Cassane

Com melhores perspectivas econômicas para os próximos anos, número recorde de grandes empresas que desenvolvem soluções para o transporte urbano e rodoviário de carga participam, neste ano, do IAA Transportagion, que acontece de 17 a 22 de setembro, em Hanover, na Alemanha.

Foram 1.650 expositores de 41 países, número 20% superior ao registrado em 2022.  Além disso, o evento ostenta uma participação internacional recorde de 73%, refletindo seu crescente apelo global. O aumento do número de expositores também significa que mais pavilhões serão ocupados em comparação com o evento anterior.

O evento deste ano contará com mais de 145 lançamentos de produtos (caminhões, implementos, dispositivos, tecnologias). Sob o lema “Pessoas e bens em movimento”, o IAA deste ano se concentra nos desafios atuais e futuros do setor.

Hildegard Müller, presidente da VDA (espécie de Anfavea alemã), destacou na coletiva de imprensa virtual de hoje o papel fundamental da indústria de veículos comerciais na obtenção de metas climáticas globais, bem como os desafios atuais impostos pela necessidade de expansão de infraestrutura, escassez de mão de obra, aumento dos custos de energia e incertezas geopolíticas.

Disse Müller: “A indústria automotiva e de veículos comerciais está claramente no caminho da transformação, e o IAA demonstra que já temos os produtos para a mobilidade digital e neutra em termos de clima do futuro. As metas estão claramente definidas, as inovações estão prontas para a produção em série – agora os veículos precisam pegar a estrada. Para isso, as condições estruturais adequadas são necessárias, juntamente com uma agenda estratégica e integrada de política industrial que permita a expansão da infraestrutura de carregamento necessária. Nossa missão é uma indústria automotiva internacionalmente bem-sucedida economicamente, comprometida com a meta de neutralidade climática e que motive outras regiões a seguir essa história de sucesso. Em termos gerais, a neutralidade climática no transporte é uma tarefa coletiva. A equipe é composta por vários participantes: a indústria automotiva é um ator central, ao lado de empresas de energia, operadores de rede e outras partes interessadas. Bruxelas e Berlim definem a estrutura – mas só atingiremos nossa meta se as regras forem coordenadas e revisadas regularmente. Há um espaço significativo para melhorias aqui”, disse Hildegard Müller, presidente da VDA.

O evento deste ano dá ênfase especial às inovações tecnológicas, particularmente acionamentos elétricos a bateria e tecnologias de hidrogênio. O Megawatt Charging System (MCS), que permite o carregamento eficiente de veículos comerciais pesados, é um dos destaques. Esses desenvolvimentos são apoiados por parcerias concretas. Além disso, o número de fabricantes de vans e células de bateria aumentou significativamente.

Também estão representados no evento deste ano fabricantes de bicicletas de carga, produtores de hidrogênio, software e empresas de tecnologia. A mistura diversificada de expositores reflete claramente a natureza multifacetada da indústria de transporte e logística.


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