Estratégia é fortalecer a marca nos segmentos onde já está presente e ingressar em espaços do mercado em que hoje ainda não atua
Redação TranspoData
Foto Ford, Divulgação
A Ford está comemorando mais um ano de resultados positivos no Brasil, com crescimento nas vendas e na participação de mercado. Os cerca de 49 mil veículos emplacados pela marca até novembro representam alta de 12,6% comparado ao mesmo período do ano passado, quase 10 vezes acima da indústria, que avançou 1,3%.
Na América do Sul, os números são igualmente positivos. Com 123.700 emplacamentos até novembro, a Ford cresceu 21%, mais que o dobro dos 9% da indústria no continente. “Em 2025, fizemos grandes lançamentos que foram bem recebidos pelo mercado e, pelo terceiro ano consecutivo, estamos registrando avanço de dois dígitos tanto no Brasil como em toda a região. Para manter a evolução, preparamos muitas outras novidades para o próximo ano”, destaca Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul.
Segundo o executivo, o plano da montadora é fazer 20 ações de produto nos próximos dois anos no Brasil. A estratégia é fortalecer a marca nos segmentos onde já está presente, incluindo a entrada em espaços do mercado em que hoje ainda não atua.
Picapes
Na linha de produtos, a Ranger comemorou 30 anos no Brasil e mais uma vez foi o principal destaque, com recordes históricos de produção e vendas. As mais de 30 mil unidades emplacadas até novembro representam crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2024, bem acima dos 3,8% do segmento de picapes médias. A fábrica de Pacheco, na Argentina, iniciou a produção do motor Panther 2.0 na mesma linha do Lion V6 3.0 e recebeu investimento de US$ 40 milhões para a ampliação da capacidade de produção da Ranger, elevada a 80 mil unidades anuais, um novo recorde histórico, 30% superior a 2024.
A Ford anunciou também um aporte adicional de US$ 170 milhões para produzir a Ranger Híbrida Plug-in, que será lançada em 2027 com um exclusivo motor flex, desenvolvido pela engenharia da marca no Brasil. Com isso, o investimento total no programa da Nova Ranger foi elevado a US$ 870 milhões.
A F-150 foi o modelo da Ford que mais cresceu, 140%, com mais de 1.100 unidades até novembro, impulsionada pela chegada da versão off-road Tremor. Já a linha Maverick foi totalmente renovada, com as versões Tremor, Lariat Black e Hybrid, mantendo o patamar de vendas de cerca de 3.300 unidades.
SUVs, ícone e Ford Pro
Em 2025, o Territory passou por mais uma renovação e consolidou-se como o segundo modelo mais vendido da Ford, com um crescimento de 55% e mais de 7.700 emplacamentos até novembro. O Bronco Sport também foi atualizado e as vendas avançaram cerca de 11%, para mais de 2.300 unidades.
O Mustang ofereceu, pela primeira vez, três modelos diferentes no mesmo ano no Brasil: o GT Performance automático; o GT Performance manual, que esgotou as vendas das 200 unidades da edição limitada em 60 minutos; e o Dark Horse, Mustang V8 mais potente e próximo de um modelo de competição já lançado no país. No total, a linha cresceu 26%, com 846 unidades.
A divisão de veículos comerciais Ford Pro viu as vendas avançarem 33%, com mais de 8.400 unidades da Ranger e da Transit até novembro. A Transit comemorou 60 anos e lançou a linha 2026, com mais equipamentos e duas novas versões: furgão e vidrada com rodado simples. A transformação da marca se faz presente também na rede, que hoje tem 140 concessionárias no Brasil e avança na modernização com a chegada do novo padrão global Signature 2.0.


