Radio Caminhao

Cummins anuncia novo motor 6.7 litros turbo diesel

Compartilhe este artigo:
Compartilhe este artigo:

Equipamento será utilizado na próxima geração das picapes Ram Heavy Duty 2025

 

Redação TranspoData

Foto Cummins, Divulgação

 

Ao lado de seus parceiros da Ram, a Cummins Inc. apresentou nos Estados Unidos o novo sistema de motor 6.7 litros turbo diesel para as picapes Ram Heavy Duty 2025. Como parte dessa novidade, a Cummins e a Stellantis ampliaram parceria para fornecimento à marca Ram até 2030, abrindo caminho para inovação contínua em uma das marcas de picapes mais icônicas do mercado.

 

O avançado sistema de motor e powertrain estará disponível nos Estados Unidos nos recém-anunciados modelos Ram 2500 e 3500 Heavy Duty, além dos veículos Ram 3500, 4500 e 5500 Chassis Cab. “Melhoramos a potência, eficiência, facilidade de manutenção e dirigibilidade do motor, tornando a linha Ram Heavy Duty 2025 a mais desejável até o momento”, comentou Jane Beaman, vice-presidente global de veículos on-highway e picapes da Cummins.

 

A mais recente oferta da marca proporciona desempenho com potências de até 436cv e torque de 149kgfm para as picapes, e 364cv com 110kgfm de torque para os modelos Chassis Cab. Em colaboração com a Ram e fornecedores de powertrain, o motor foi otimizado com uma nova transmissão automática de oito velocidades, garantindo a combinação entre potência, resposta e dirigibilidade. “Seja para rebocar cargas pesadas no trabalho ou puxar um trailer no fim de semana, o Cummins 6.7 turbo diesel está pronto para qualquer desafio. Os engenheiros integraram tecnologias críticas e versáteis de alto desempenho que os clientes esperam, com menores emissões”, afirmou Jennifer Rager, gerente geral de negócios de picapes da Cummins.

 

Todos os modelos Ram Heavy Duty 2025 equipados com motores Cummins apresentados nos Estados Unidos tiveram ganhos perceptíveis em aceleração e potência, proporcionando melhor desempenho geral e maior capacidade de reboque.

A Ram 2500, por exemplo, teve melhorias significativas no desempenho durante o reboque, apresentando aceleração mais rápida de 0 a 100km/h e ao percorrer uma distância de 402 metros (equivalente a 1/4 de milha), especialmente ao transportar cargas pesadas. Essas melhorias oferecem aos motoristas maior confiança em condições de reboque. O ruído, a vibração e aspereza também foram reduzidos graças ao uso de engrenagens sincronizadas no trem de válvulas helicoidais, garantindo uma condução mais silenciosa.

 

O motor inclui sistemas avançados de controle de emissões, que incorporam um novo design de gerenciamento de fluxo de ar. Isso acompanha um novo sistema de entrega de combustível de alta pressão, com injetores de alimentação superior e uma nova bomba de combustível. O mais recente turbocompressor de geometria variável da Cummins para o motor 6.7 litros oferece uma potência adaptada às condições, agora mais rápida e eficiente.

 

A fabricante também introduziu novos recursos que tornam a manutenção do sistema mais fácil e ágil. As atualizações de software agora podem ser realizadas de forma prática e conveniente, diretamente de dentro do veículo. O filtro de óleo e os filtros duplos de combustível foram reposicionados para permitir acesso pelo topo do motor, simplificando a manutenção e reduzindo o tempo e a complexidade dos serviços.

 

Os sistemas do motor oferecem uma gestão melhorada de partida a frio, com a integração de tecnologia avançada de velas de ignição. Ao reduzir o tempo de espera para a partida, a inovação garante operação confiável do veículo, mesmo nas condições climáticas mais extremas.

 

Últimas Notícias

Artigos Relacionados