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CMPC opera caminhão com tecnologia inédita no Brasil

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Super bitrem oferece ganho em performance, reduzindo o fluxo de veículos nas estradas e de emissão de CO2 na atmosfera

Redação TranspoData

Foto CMPC, Divulgação

A CMPC está com uma grande novidade em sua operação de transporte. Com modelo único no Brasil e desenvolvido especialmente para a multinacional, está em funcionamento o caminhão remontável super bitrem, com capacidade para transportar 74 toneladas. Fruto de uma parceria com a empresa JSL, a novidade consiste em um veículo de nove eixos com tecnologia para sobrepor uma carreta sobre outra.

O veículo tem realizado viagens para o transporte de madeira entre Guaíba, na sede da empresa, e a região de São Gabriel, há mais de 300 quilômetros de distância da unidade, onde a empresa possui hortos florestais. A expectativa é ampliar a frota de super bitrens e ter 20 a 30 caminhões, operando em diferentes regiões do Rio Grande do Sul nos próximos 12 meses.

O remontável super bitrem é uma alternativa ao tritrem, que possui duas carretas, mas só tem autorização para trafegar durante o dia. Com o super bitrem, é possível realizar o transporte de madeira com duas carretas e, após descarregar, o veículo é adaptado e transforma-se em um implemento simples, o que o habilita a retornar para a origem durante a noite e reiniciar o ciclo no dia seguinte. Desta forma, a companhia reduz a utilização de caminhões extras, que complementavam as rotas na impossibilidade da circulação noturna de caminhões tritrem.

A adoção do caminhão remontável oferece ganho em performance de giro e capacidade de carga 35% maior quando comparado a operação tradicional, o que possibilita que o veículo realize mais viagens no mesmo período de tempo. A adoção do modelo permite ainda que seja mensurada e reduzida a emissão de CO2 por m³, o que auxilia a companhia a tornar a operação terrestre cada vez mais sustentável. “É gratificante estarmos implementando uma tecnologia inédita no Brasil e que assegura ganhos logísticos e redução na emissão de CO2 na atmosfera”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de celulose da CMPC no Brasil.

O caminhão também possui importantes dispositivos de segurança. Como o ADAS, sistema composto por vários componentes, sensores e controladores que, juntos, garantem o movimento correto e seguro do veículo. Ao mesmo tempo, informam o motorista sobre vários possíveis perigos na estrada. Ainda é equipado com câmeras internas e externas para acompanhamento das viagens, catracas automatizadas e aspersão para evitar poeiras para a comunidade.

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