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Campo Grande inclui caminhões a gás natural na coleta de resíduos

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Em parceria com a Scania, Solurb moderniza frota com tecnologia mais sustentável

 

Redação TranspoData

Foto Scania, Divulgação

 

O município de Campo Grande deu um passo importante rumo à sustentabilidade urbana com a entrega oficial de três caminhões Scania modelo G 280 XT 4×2 movidos a gás natural veicular (GNV) para a Solurb, concessionária municipal de limpeza da cidade. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Casa Scania P. B. Lopes, que representa a fabricante sueca na capital do estado do Mato Grosso do Sul.

 

A iniciativa representa um marco na modernização da frota municipal, substituindo veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia mais limpa. Estiveram presentes na entrega a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, e diretores e equipe comercial da Rede P. B. Lopes. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para a capital”, declarou a prefeita Adriane Lopes.
Com a iniciativa, Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a fazer a coleta de resíduos sólidos com veículos movidos a gás, posicionando-se entre as pioneiras a adotar soluções de transporte mais sustentáveis na coleta urbana. “A chegada dos caminhões a gás representa um avanço significativo para Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, acrescentou Elcio Terra, superintendente da Solurb.
Daniel Bandeira, gerente de vendas de soluções de transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou o pioneirismo da marca na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. “Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia, construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, afirmou. Desde 2019 foram negociadas em torno de 1.500 unidades, das quais mais de 150 para a coleta de resíduos.

 

De acordo com a montadora, estes veículos reduzem as emissões de gases de efeito estufa. A adoção do gás natural veicular representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano, combustível 100% renovável, que será produzido no aterro sanitário operado pela Solurb.
Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, a entrega marca o primeiro passo de um programa ambicioso de descarbonização da prefeitura e do governo estadual. “O compromisso é de até 2030 concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido”, explicou. A executiva revela que a empresa trabalha para que o aterro sanitário comece a gerar biometano, permitindo que a frota pesada da cidade possa trocar o gás natural, ampliando ainda mais a descarbonização. “É o que estamos construindo para o estado”, ressaltou.
Parceria estratégica

 

Durante a negociação das três unidades dedicadas à coleta de lixo da cidade, a participação da equipe técnica e comercial da concessionária da Scania foi fundamental para desenhar o modelo ideal, considerando as particularidades do contrato e os desafios operacionais da coleta urbana realizada pela Solurb. “A jornada de aquisição junto à Casa Scania P. B. Lopes foi extremamente positiva”, revela Elcio Terra, destacando o suporte consultivo durante o processo de especificação dos veículos.

 

A diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, conta que a empresa trabalha fortemente no projeto de sustentabilidade com veículos de diferentes matrizes energéticas há mais de 10 anos. “Esta parceria com a Solurb e a prefeitura representa um marco importante para o futuro do transporte urbano sustentável em Mato Grosso do Sul. A Scania está comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, oferecendo tecnologia de ponta que atende às necessidades específicas da coleta urbana”, reforçou. A Casa Scania P. B. Lopes também está testando um ônibus de transporte urbano movido a gás pelos próximos 30 dias em Campo Grande, com expectativas para ampliar o uso da tecnologia sustentável no transporte público da capital.
O caminhão escolhido foi o G 280 XT 4×2, com motor Euro 6, de nove litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. A cabine G oferece equilíbrio entre conforto, robustez e visibilidade, é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado chega na capacidade de 40 toneladas. O modelo entrega capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230m³ de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.

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