Modelo D9W será usado no transporte de cerca de 1 mil passageiros por dia em Goiânia
Redação TranspoData
Fotos CCR Aeroportos, Divulgação
O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (GO), é o primeiro do Brasil a operar regularmente um ônibus 100% elétrico para o transporte de passageiros. Após completar a fase de testes iniciada em julho, o modelo D9W, da BYD, entrou em operação definitiva, transportando cerca de mil pessoas diariamente entre o terminal e as aeronaves. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com a CCR Aeroportos, concessionária que administra 17 terminais no Brasil.
O ônibus elétrico BYD D9W, além de ser 100% livre de emissões, é silencioso, tem capacidade para até 80 passageiros e autonomia de 250 quilômetros. Isso permite que o veículo opere durante todo o dia sem necessidade de recarga intermediária, com as baterias sendo carregadas apenas no fim da jornada.
Outro diferencial é o conceito low entry, que elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A suspensão pneumática ajustável e os freios regenerativos, que reaproveitam energia durante as frenagens, complementam a lista de inovações.
Para a CCR Aeroportos, a adoção do ônibus elétrico não é apenas uma questão de eficiência, mas também um compromisso com a sustentabilidade. De acordo com Marcius Moreno, gerente executivo de aeroportos da concessionária, a iniciativa vai além da redução de emissões, proporcionando uma experiência mais confortável e segura para os passageiros, principalmente em dias de chuva ou calor extremo. “Desde que iniciamos a fase de testes com o veículo, milhares de passageiros se deslocaram no terminal com mais segurança e comodidade. A partir de agora, esse serviço será efetivo e pretendemos expandi-lo para os nossos outros aeroportos que oferecem voos comerciais”, anuncia. O próximo a receber o D9W é o de Curitiba (PR).
Aposta no futuro do transporte elétrico
A presença da BYD no Brasil vem crescendo desde 2014, com investimentos na produção de ônibus elétricos e baterias. Em Campinas (SP), mantém uma unidade dedicada à montagem de chassis de ônibus e, em Manaus (AM), uma fábrica especializada em baterias de fosfato de ferro-lítio para atender a crescente demanda do mercado nacional.
A empresa, que já entregou aproximadamente 200 ônibus elétricos no país, destaca que cada veículo evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel. No cenário global, a BYD já entregou mais de 100 mil ônibus elétricos em países como China, Estados Unidos e diversas nações da Europa, consolidando liderança no setor.