Evento realizado em São Paulo bateu recorde de geração de negócios
Redação TranspoData
Fotos RX, Divulgação
A 16ª edição da Automec, além de ser considerada a maior da história em presença de marcas, também bateu recorde em potencial de negócios. A RX, organizadora do principal evento voltado para o mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, estima que as empresas expositoras realizaram mais de 220 mil contatos para conversão em vendas para os próximos meses.
Em relação aos visitantes, a feira atraiu 105 mil profissionais, ao longo dos cinco dias, superando as expectativas da organização. “O principal compromisso foi reunir, num só lugar, expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar novas conexões e reforçar as mais antigas”, afirma o gerente da Automec, Eduardo Marchetti.
Presente desde a concepção do evento, na década de 1990, o presidente da Abipeças e do Sindipeças, Cláudio Sahad, reafirma a importância do evento. “O segmento da reposição, principal foco da mostra, é responsável pela manutenção da frota circulante brasileira, de mais de 48 milhões de veículos, que transporta pessoas e riquezas por este país, de dimensões verdadeiramente continentais”, argumenta. A próxima edição está marcada para o período de 20 a 24 de abril de 2027, no São Paulo Expo.
A edição de 2025 teve a participação de mais de 1.500 marcas que apresentaram as principais novidades e tendências dos segmentos de reposição, manutenção, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos. A presença de empresas internacionais foi 20% maior em relação à edição anterior, com marcas provenientes de diversos países, como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Holanda, entre outros.
A programação de conteúdos técnicos da Automec somou, com eventos de parceiros, um total de mais de 140 horas. A Arena de Conteúdos promoveu cerca de 40 horas de palestras e painéis, abordando os principais temas relacionados ao setor de aftermarket automotivo. A pauta de ESG também integrou a programação, com um dia dedicado exclusivamente ao tema em mais uma edição do Fórum de Transporte Sustentável.
No âmbito da equidade, o espaço sediou a primeira edição do Elas na Automec, que marcou o lançamento da AMMA (Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo). A entidade foi criada com o propósito de promover a inclusão e ampliar a participação feminina, que atualmente representa apenas 21% da força de trabalho no segmento automotivo. Também contou com o painel do CSB (Caminhoneiros Surdos do Brasil), que trouxe a temática da inclusão, sobre como o setor automotivo pode integrar profissionais surdos em oficinas e empresas de autopeças, criando um impacto social positivo.
A Universidade Automec, que estreou na edição de 2025, teve uma programação de aproximadamente 70 horas de cursos e treinamentos em parceria com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), ZF e Tirreno. Desenvolvida para o repositor e reparador interessado na qualificação profissional, abordou temas como descarbonização, sustentabilidade, digitalização e novos combustíveis. Nos cinco dias de evento, o IQA realizou mais de 70 provas e o Senai emitiu centenas de certificados.