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ATEGO GANHA NOVOS MODELOS ON-ROAD E OFF-ROAD

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Lançamentos complementam linha apresentada em fevereiro passado

 

Dando sequência à renovação da linha de caminhões Atego, anunciada em fevereiro deste ano, a Mercedes-Benz lança agora os novos modelos 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira) para a família de caminhões extrapesados. Com isso, a marca passa a oferecer 13 modelos Atego ao mercado, entre médios, semipesados e extrapesados, que permitem múltiplas opções de configuração de cabinas, tração, entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto.

 

Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões, ressalta que com os novos produtos a montadora passa a cobrir segmentos antes atendidos pelos veículos Axor. “Além de preservar os atributos do Axor, os novos Atego agregam mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”, frisa.

 

Com esses lançamentos, a linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “A linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil. No segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”, afirma Ferrarez.

 

Logística e transporte de curtas e médias distâncias

 

O novo extrapesado Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêineres e vários outros.

 

Com capacidade máxima de tração de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de peso bruto total combinado. Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da linha Actros.

 

O modelo é equipado com o motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades. “Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”, argumenta Jefferson Ferrarez.

 

O novo Atego 1933 se destaca pelo chassi similar ao do caminhão Actros, com eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos. Segundo a montadora, isto resulta em mais resistência, menos manutenção e mais produtividade para a operação.

 

Tem suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos. E com o controle remoto da suspensão no posto do motorista, a atividade fica mais fácil para o operador e aumenta a produtividade. A capacidade de tanques de diesel varia de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.

 

O 1933 tem como destaque a cabine mais espaçosa do mercado, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo para o motorista. Para este modelo, são três versões de cabina disponíveis: estendida, leito teto baixo e leito teto alto, com cama e climatizador. O posto do motorista é ergonômico, com banco de até 11 regulagens.

 

O volante multifuncional, juntamente com a alavanca de câmbio na coluna de direção, promove mais interação do motorista com o veículo. Isso evita que ele tire as mãos do volante durante a operação. A partida é por botão, de acordo com o conceito de chave inteligente. Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: controle de estabilidade, ABS, controle de tração, assistente de partida em rampa, distribuição eletrônica de frenagem, luzes de freio piscantes em frenagens de emergência e top brake.

 

Construção, mineração e apoio no campo

 

 

O vice-presidente Jefferson Ferrarez destaca que o Atego 3133 6×4 atende a pedidos de clientes e motoristas. Assim, chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar a gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada. Oferecido nas versões plataforma, basculante e betoneira, o modelo foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

 

O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). A ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades.

 

Conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiro e dianteiro, auxiliando a operação nos mais diversos tipos de terreno.

 

O diferencial de mercado está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, é indicado para atividades que exigem força, podendo atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e como veículo de apoio.

 

Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes. Oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros.

 

Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro a fim de evitar a quebra de componentes nas operações em terrenos acidentados. Além de espaçosa e confortável, a cabina oferece espaço extra para equipamentos e ferramentas, de acordo com a demanda do operador.

 

Outros itens, como banco de até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933. Como opcional, pode ser equipado com Retarder Voith, o que aumenta a segurança e a economia operacional.

 

Design e robustez do Arocs

 

O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

 

O design robusto da versão off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até cinco graus), que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

 

Redação TranspoData

Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

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