Utilização do Be8 BeVant permitirá apoiar a estratégia da multinacional para cumprir as metas de descarbonização
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A Be8, produtora de biodiesel, abastecerá com o Be8 BeVant, em primeira fase de testes, 10 caminhões, uma embarcação e equipamentos de uma operação de gestão de resíduos da Ambipar, multinacional brasileira especializada em soluções ambientais. O novo biocombustível pode ser utilizado 100% puro, substituindo o diesel, e reduzir em mais de 90% as emissões de gases de efeito estufa no uso em veículos em comparação ao S10 atual, no ciclo do tanque a roda.
A aproximação entre as duas empresas ocorreu na Casa Brasil, estrutura montada no Fórum de Davos, realizado na semana passada, na Suíça. “As discussões realizadas entre a Ambipar e a Be8 impulsionaram o desejo de trabalhar juntos para fomentar uma tecnologia brasileira para combater as mudanças climáticas. A cooperação é um sinal para o mundo da ambição brasileira de liderar globalmente a economia verde”, afirma Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar.
Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, assinala que o biocombustível já é autorizado pela Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis e que os dados técnicos demonstram um ganho ambiental de grande proporção, sem qualquer tipo de alteração nos motores dos veículos atuais, nem mesmo em sua logística de armazenamento. “O novo produto é uma alternativa racional e competitiva do ponto de vista técnico, permitindo que as empresas cumpram seus compromissos de redução de emissões e descarbonização a curto prazo”, acrescentou.
No processo de avaliação, o produto já foi validado em grandes empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo, produtoras de motores diesel e em geradores estacionários, bem como em máquinas agrícolas e de construção. Com sede em Passo Fundo (RS), a empresa tem capacidade instalada para escalar a produção e atender rapidamente os mercados interno e externo.