Mais de 50% das interações pelo whatsapp já são automatizadas
Redação TranspoData
Foto Águia Branca Encomendas, Divulgação
A Águia Branca Encomendas registrou resultados expressivos no primeiro semestre de 2025 com a implantação do atendimento automatizado via whatsapp, apoiado por inteligência artificial (IA). Atualmente, a tecnologia responde de forma autônoma por mais de 50% dos 5 mil atendimentos mensais realizados no canal, oferecendo rapidez, conveniência e altos índices de satisfação entre os clientes.
Com a aplicação da inteligência artificial, a Águia Branca Encomendas registrou crescimento de 40% na produtividade, já que metade dos atendimentos passou a ser solucionada pela tecnologia. Enquanto um estudo da OneMarketer aponta que a automação via whatsapp pode acelerar o atendimento em até 30%, a empresa superou esse índice, reforçando a eficácia do investimento.
Os clientes também ganharam mais autonomia com o autoatendimento disponível em tempo integral. Outro diferencial é a consistência das respostas, que assegura maior precisão das informações e reduz falhas ao longo do processo de atendimento.
A solução reúne um bot conversacional de última geração com integração completa à plataforma de gerenciamento de transporte da companhia e ao sistema de CRM (Customer Relationship Management). Pelo whatsapp, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, os usuários podem solicitar cotações de frete, rastrear encomendas em tempo real, emitir boletos, agendar coletas e esclarecer dúvidas de forma imediata.
Segundo o gerente executivo da Águia Branca Encomendas, Michel Matos, o índice de satisfação dos usuários nos atendimentos via whatsapp ultrapassa 4,7 estrelas (em uma escala de zero a cinco). “A chave não é apenas automatizar, mas fazê-lo de forma inteligente. A IA nos permite oferecer uma experiência mais orgânica e humanizada, compreendendo as nuances da linguagem e fornecendo respostas rápidas e precisas, mesmo em fluxos automatizados”, afirma.
A automação também libera as equipes internas de tarefas repetitivas e possibilita que o time de agências e pré-venda concentre esforços em atividades de relacionamento. “Ao automatizar processos, abrimos espaço para que a equipe agregue ainda mais valor ao atendimento. Essa inovação reflete o compromisso contínuo com eficiência e conveniência para o cliente”, acrescenta Marcos Reetz, gerente comercial.
Atualmente em operação nas principais filiais, a solução de IA será expandida para todas as agências próprias e credenciadas até o fim de 2026. A companhia ainda avalia o uso de análises preditivas para sugerir rotas mais eficientes, prever riscos de atraso e integrar múltiplos canais digitais sob uma única plataforma de atendimento baseada em IA.