Após crescer 24% em novos clientes e entregar 3,3 milhões de pacotes no ano passado, empresa projeta avanço de 10% em 2026
Redação TranspoData
Foto Águia Branca Encomendas, Divulgação
A Águia Branca Encomendas, especializada no transporte rodoviário de cargas fracionadas, inicia 2026 com expectativa de acelerar o crescimento da operação em 10%, apoiada nos resultados operacionais e nas ampliações realizadas ao longo do ano passado. No último exercício a empresa transportou mais de 25 mil toneladas de cargas, entregou mais de 3,3 milhões de pacotes, emitiu cerca de 900 mil conhecimentos de transporte eletrônico e atendeu aproximadamente 47 mil clientes em todo o país.
O gerente comercial Marcos Reetz destaca que o desempenho foi acompanhado por um crescimento de 24% na receita proveniente de novos clientes e por uma evolução geral de 10% da operação, resultado da ampliação da base atendida e da diversificação dos segmentos operados. Assinalou que a empresa investiu em infraestrutura, tecnologia e processos, fortalecendo a capacidade de atendimento. “Esse conjunto de iniciativas adotadas no último ano cria condições favoráveis para acelerarmos o crescimento da operação neste ano”, projeta.
A expansão geográfica foi um dos principais destaques. Ao longo de 2025, a empresa passou a atender 395 novas cidades, ampliando a cobertura nacional. Nesse movimento, consolidou a entrada em polos estratégicos do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto, Campinas e Americana, além de outras 40 cidades da região, que rapidamente se destacaram entre as praças com melhor desempenho da operação, a partir do mês de junho. Entre os segmentos que mais cresceram no último ano estão o de autopeças, com 18,4%, seguido pelo setor óptico, que registrou alta de 15,1%, e pelo médico-hospitalar, com 4,2%.
Os ganhos operacionais também foram sustentados por investimentos em infraestrutura. Em 2025, a empresa concluiu a reforma do armazém e da agência de Salvador (BA), com foco em melhoria de performance, maior fluidez no escoamento das cargas e aprimoramento do atendimento aos clientes de balcão. No mesmo período, inaugurou uma nova agência em Carapina (ES), iniciativa que reforça o compromisso da empresa na melhoria contínua da experiência do cliente que vai presencialmente a uma das suas mais de 200 agências.
No campo tecnológico, a Águia Branca Encomendas avançou na digitalização dos processos, adotou práticas da cultura Lean e implementou a bipagem em etapas estratégicas da operação, contribuindo para a redução de falhas, maior controle e otimização do tempo de entrega. As melhorias refletiram diretamente na experiência do cliente, com NPS (Net Promoter Score) de 81,2 pontos apurados ao longo de 2025.
Michel Matos, gerente executivo, entende que esse conjunto de avanços se soma a um diferencial logístico relevante: o modal ônibus. “Ele reúne frequência, ampla capilaridade e elevados padrões de segurança, com controles rigorosos e rastreabilidade ao longo de toda a operação. Com os ganhos obtidos no ano passado, iniciamos 2026 posicionados para ampliar a participação no mercado de cargas fracionadas, sustentando um novo ciclo de crescimento apoiado em escala, segurança, eficiência operacional e o cliente no centro de tudo que fazemos”, reforça.


