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Vibra acelera plano de crescimento até 2030

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Com o ambiente regulatório mais equilibrado, empresa chega a 2026 fortalecendo a rede e os resultados, e acelerando iniciativas que reforçam o valor no portfólio

 

Redação TranspoData

Foto Vibra, Divulgação

 

A Vibra apresentou durante a realização do Investor Day um conjunto de resultados e iniciativas que consolidam 2025 como o ano marco de transformação para o setor de combustíveis e para a companhia. Com um ambiente regulatório mais equilibrado, a empresa retomou o crescimento de market share, ampliou de forma consistente a base de clientes, acelerou volumes de vendas e registrou embandeiramento recorde.

 

Com foco no core business, geração de caixa operacional e uma capacidade logística mais robusta, a Vibra entra em 2026 posicionada para crescer com rentabilidade de forma sustentável nos próximos anos, consolidando um ciclo de resultados de longo prazo. “O que estamos fazendo aqui é construir o legado de uma companhia que voltou a crescer no core, recuperou market share de forma definitiva, gera caixa em nível recorde e entra em um novo ciclo de crescimento com rentabilidade, disciplina e foco no cliente”, afirma o CEO Ernesto Pousada.

 

De acordo com o executivo, essa nova fase de crescimento está ancorada em uma estratégia organizada em cinco avenidas complementares, que traduzem a visão de longo prazo em alavancas objetivas de expansão, eficiência e geração de valor. “Cada uma dessas frentes reflete o foco no core business, a disciplina na alocação de capital e a capacidade de execução que sustentam o novo ciclo da empresa até 2030”, reforça.

 

Liderança em postos

A Vibra consolidou um novo patamar de desempenho e retomou o crescimento de share em 2025, apoiada em um embandeiramento recorde de 357 novos postos, o maior número dos últimos cinco anos. A força da marca Petrobras, a liderança em aditivados e a evolução do ecossistema de varejo (BR Mania, Premmia e Lubrax+) reforçam a proposta de valor no varejo. “O ambiente regulatório mais equilibrado em 2025, resultado de medidas como monofasia do etanol, solidariedade tributária, sanções de CBIOs e interdição de agentes irregulares, também contribuiu para crescer e recuperar volumes, promovendo maior previsibilidade e competição justa no setor”, expôs Ernesto Pousada.

 

Em 2026, o foco da Vibra é ampliar a liderança, reforçando a parceria com a revenda e acelerando o embandeiramento. A companhia pretende também expandir canais digitais, evoluir a eficiência logística e aprofundar iniciativas comerciais que reflitam em resultados sustentáveis, visando o fortalecimento do relacionamento com seus revendedores.

 

 

Ampliação da oferta para clientes B2B

A companhia elevou em mais de cinco por cento a base total de clientes, ampliou a venda cruzada em mais de 14% em relação ao ano anterior e expandiu o upsell de produtos de maior margem, com destaque para aditivados e lubrificantes. A evolução da estrutura agro, novos canais comerciais e o uso de inteligência artificial no pricing abriram novas oportunidades de rentabilidade. Para 2026, a prioridade é ampliar soluções premium, entrar no mercado de gás natural e fortalecer a fidelização do cliente com portfólio integrado.

 

Expansão da capacidade logística

Focada em garantir e ampliar a eficiência operacional em 2025, a Vibra reduziu R$ 350 milhões em fretes, trabalhando fluxos mais otimizados com apoio de inteligência artificial e aumento do uso de diferentes modais. A empresa segue avançando em originação competitiva, cabotagem, otimização de tancagem e ganhos operacionais. Em 2026, a prioridade será monetizar ativos, otimizar bases menos produtivas e aprimorar o protagonismo na aquisição de etanol.

 

Nova ambição em lubrificantes

A Lubrax reafirmou a posição como Top of Mind pelo nono ano consecutivo, cresceu mais 11% em volume e alcançou um recorde trimestral de vendas, com 81 mil metros cúbicos comercializados no terceiro trimestre. A Vibra está estruturando uma unidade de negócio dedicada a capturar o potencial de um mercado latino-americano. Em 2026, a estratégia inclui ampliar o portfólio premium, elevar a ocupação da fábrica e fortalecer presença em concessionárias e montadoras.

 

Retorno com renováveis

A Comerc, vetor estratégico em renovável, manteve o guidance de ebitda entre R$ 1,05 bi e R$ 1,15 bi em 2025. O foco da empresa segue na materialização das sinergias, maior conversão de ebitda em caixa e rentabilidade. Outra ação é buscar oportunidades para aumentar as unidades consumidoras em geração distribuída, e ampliar a base de clientes em eficiência energética, bateria e gestão de energia. Para 2026, a agenda será liderada por disciplina, captura de sinergias superiores ao programado e expansão do portfólio.

 

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