Unidade do Grupo Braspress completou seis meses de operação
Redação TranspoData
Foto Braspress, Divulgação
A Braspress Air Cargo (BAC), companhia aérea do Grupo Braspress, completou seis meses de operações, 242 voos, quase 3 milhões de quilos de cargas transportadas no eixo Campinas–Manaus–Campinas, e espera a chegada de seu terceiro cargueiro na segunda quinzena de janeiro de 2026. Cargas de alto valor agregado, eletroeletrônicos, produtos alimentícios perecíveis, medicamentos, cosméticos, autopeças, veterinários e artigos de luxo são os segmentos em que a organização atua. A estratégia, no entanto, é atender também encomendas integradas de clientes que contratam soluções de ponta a ponta, do embarque até a entrega final.
A perspectiva continua sendo de crescimento e, por meio dos dois cargueiros Boeing 737-400, a BAC, que operava inicialmente três dias por semana, já realiza 10 voos semanais durante cinco dias, resultado da prospecção efetiva de novos usuários e da divulgação dos serviços exclusivos. “A atração de clientes tem sustentado o crescimento e reforça o plano estratégico de conectar Manaus à malha operacional da Braspress, que, pelo modal rodoviário, cobre 100% do território nacional, assim garantindo excelência de ponta a ponta’’, ressalta Urubatan Helou, diretor-presidente da BAC.
O atendimento para esse nicho ocorre com atenção especial à Aeropress, que é o agente de carga do Grupo Braspress, cuja característica é o transporte rodoaéreo com abrangência nacional nas 110 filiais da empresa. “Temos dupla atuação: de um lado, como empresa de transporte aéreo via BAC; de outro, a Braspress e a Aeropress, garantindo a integração multimodal que se completa com nossas operações também rodofluviais”, explica.
De acordo com Helou, é comum a empresa fazer uma coleta em algum ponto do Brasil. A encomenda segue via rodoviária até Campinas (SP), onde é embarcada nos aviões, chegando em Manaus por barcos que cobrem a parte fluvial das operações. Na sequência, é feita a entrega final em algum ponto ribeirinho aos rios. “Isto é intermodalidade elevada à enésima potência”, assinalou.
A integração com a malha rodoviária da Braspress também apoia a ampliação dos resultados. Esse serviço exclusivo chamado Plus Service conecta o transporte rodoviário ao aéreo e permite soluções mistas capazes de reduzir prazos de entrega em todo o país.
Com esse serviço, as cargas, que anteriormente levavam 15 dias para chegar à Zona Franca de Manaus via transporte rodoviário, chegam ao Norte ou ao Sul do país entre 36 horas e quatro dias (a depender da localidade). Para os próximos meses, o plano estratégico da companhia aérea não descarta a atuação em outros eixos pelo Brasil que visam aprimorar todas as pontas dos transportes.
A BAC foi construída com as mesmas diretrizes de gestão das demais divisões do grupo Braspress. Assim, todas as operações e processos foram pensados para a máxima aderência aos princípios de conservação inteligente dos insumos produtivos. Por se tratar de um setor altamente regulado, a BAC opera sob rigorosos controles de manutenção e treinamento. Entretanto, a grande vantagem está no acesso à estrutura tecnológica desenvolvida pela Braspress ao longo de décadas. “Os sistemas que utilizamos permitem um controle detalhado das informações, compartilhamento de dados e atualizações de forma ágil com clientes e parceiros. Isso fortalece a posição como empresa inovadora e orientada à transparência”, justifica Urubatan Helou.


