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Mercedes utiliza caminhões elétricos em logística interna

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Modelo eActros 400 é usado na operação milk run para transporte de materiais para as áreas de produção de motores e eixos na planta do ABC Paulista

 

Redação TranspoData

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

 

A Mercedes-Benz do Brasil passou a utilizar caminhões elétricos na logística interna da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Desde o final de julho, um eActros 400, primeira geração, atua na operação milk run no transporte de materiais para a área de produção de motores. No final do mês de setembro, outro eActros 400, também da primeira geração, iniciou a rota para abastecer a produção de eixos.

Os dois veículos são seminovos e foram cedidos por empréstimo pela Daimler Truck, que os utilizava na logística de suprimentos na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. Os caminhões elétricos passaram por adequações técnicas para as características de operação da fábrica brasileira e os motoristas da empresa prestadora de serviço receberam treinamento de condução, operação e segurança.

De acordo com Erica Daumichen, vice-presidente de operações de caminhões e agregados da montadora no Brasil, a iniciativa representa o compromisso da empresa em fortalecer o conhecimento em mobilidade elétrica e o interesse contínuo em aprender e evoluir com soluções sustentáveis. Também cita o alinhamento a uma iniciativa da Daimler Truck, que utiliza caminhões elétricos na logística de suprimentos na fábrica de Wörth am Rhein.

As duas rotas inicialmente escolhidas para a operação dos caminhões elétricos demandam, em conjunto, um volume mensal de aproximadamente 600 viagens, o que significa uma média de 30 por dia útil em dois turnos. Os caminhões e cada motorista são monitorados pelo sistema de telemetria FleetBoard, exclusivo serviço de gestão de frota da Mercedes-Benz oferecido a clientes no mercado brasileiro. “Pelas estimativas, com esses dois veículos em operação, deixaremos de emitir anualmente cerca de 17 toneladas de CO2e na atmosfera”, ressalta a vice-presidente. Também cita a redução de custos da operação no que se refere ao consumo de energia na recarga das baterias em relação ao de diesel e na manutenção dos veículos.

 

Testes em clientes no Brasil

 

A Mercedes-Benz está conduzindo testes em operações de clientes com o eActros e com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter, ambos elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 300 e 400, primeira geração, que estão em testes por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o FUSO eCanter é uma solução para o segmento de caminhões leves. Os testes estão sendo realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes, Suzano, AGL, Marimex e Ypê em suas rotinas operacionais.

O eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336kWh e 448kWh de bateria e o cavalo mecânico 4×2 também com 336kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de peso bruto total e 40 toneladas de capacidade máxima de tração na versão cavalo mecânico. O eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo, aplicação e carga útil. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.

 

Diferenciais tecnológicos

Entre os destaques tecnológicos do eActros está o trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330kW, com potência máxima de 400kW. Com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo.

O interior da cabina foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, antirreflexo e com bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas estão sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, assistentes ativo de frenagem, de ponto cego e de fadiga, controles eletrônico de estabilidade e inteligente de faróis, sensor de faixa de rolagem e freio eletrônico de estacionamento.

 

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