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Balança eletrônica já fiscalizou quase 500 mil veículos

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Projeto da EcoRodovias reduziu emissões e colocou o Brasil em destaque internacional no setor de infraestrutura

 

Redação TranspoData

Foto EcoRodovias, Divulgação

A EcoRodovias concluiu dois anos de operação do HS-WIM (High Speed Weigh in Motion), sistema pioneiro de pesagem em movimento no Brasil. Desde 2023, a tecnologia está em uso na Ecovias Cerrado, concessionária que administra 437 quilômetros das BRs 364 e 365, em Minas Gerais e Goiás. Ao longo desse período, o equipamento fiscalizou mais de 480 mil veículos, identificando cerca de 10% deles com sobrecarga. Alguns com até 30 toneladas acima do limite legal.

 

Os ganhos vão além da segurança viária. O HS-WIM trouxe 180% mais eficiência em relação aos postos de pesagem convencionais (PPV).  Mesmo com apenas seis pórticos em operação, frente a 38 postos físicos nas rodovias concedidas, o HS-WIM respondeu por quase um terço das autuações por excesso de peso no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025.

 

O sistema também reduziu em 21,1% as emissões de CO2 por veículo. Isso ocorre porque os caminhões mantêm velocidade média de 70 km/h durante a pesagem. Nos PPVs é preciso reduzir para cerca de 7 km/h. Dessa forma, há menos frenagens, menor consumo de combustível e maior fluidez no tráfego.

 

Expansão da tecnologia

 

A inovação não para em Uberlândia MG). A tecnologia já está presente em Araraquara (SP), Magé (RJ), Caratinga (MG) e Viana (ES), todas concessões do Grupo EcoRodovias. Segundo a empresa, a expansão foi possível graças ao Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que abriu espaço para soluções inéditas de fiscalização.

 

Gerente de operações rodoviárias da Ecovias Cerrado, Bruno Araújo Silva destaca que o HS-WIM representa um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode transformar a operação das rodovias. Também citou a conservação da malha viária, aumentando a segurança e promovendo concorrência mais justa no transporte de cargas.

 

O diretor superintendente Matheus Fernandes reforça que o projeto simboliza a visão estratégica do grupo. “Investir em tecnologia é investir no desenvolvimento econômico do país. Esse sistema prova nossa capacidade de antecipar tendências e implementar soluções inéditas com foco no usuário e na sustentabilidade”, frisou.

 

O projeto já ganhou destaque fora do Brasil. Em 2024, o HS-WIM foi finalista do GRI Infra Awards, na categoria Integração, e também do P3 Awards, em Nova Iorque, considerado o “Oscar” da infraestrutura mundial.

 

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