Radio Caminhao

Empresa 1 apresenta novas tecnologias de mobilidade urbana

Compartilhe este artigo:
Compartilhe este artigo:

Soluções são usadas em 150 cidades brasileiras, transformando a experiência de passageiros e operadoras do transporte coletivo

 

Redação TranspoData

Foto Empresa 1, Divulgação

 

Há décadas, a Empresa 1 participa dos debates mais relevantes sobre mobilidade urbana no Brasil, contribuindo com uma visão estratégica e tecnológica voltada à evolução do setor. No Seminário NTU 2025 a companhia expõe propostas que respondem diretamente aos desafios atuais do transporte coletivo, como o aumento da digitalização, a integração entre modais e o combate à evasão de receitas.
Durante o evento, será possível conferir o avanço da bilhetagem digital no país. Sistemas automatizados de bilhetagem podem reduzir consideravelmente os custos operacionais das operadoras e melhorar a eficiência da coleta de dados sobre a operação. Além disso, a adesão ao pagamento digital via aplicativos ou PIX vem crescendo ano após ano, reflexo de uma demanda crescente por conveniência e agilidade no dia a dia dos usuários.

 

Segurança, melhor gestão, governança e transparência são outros ganhos do transporte público com as tecnologias. “Desenvolvemos soluções que fazem diferença na vida das pessoas. Na NTU 2025, mostraremos como essas soluções trazem mais conveniência para os passageiros, mais eficiência para as operadoras e mais segurança para todo o sistema”, comenta Marcos Maciel, CEO da Empresa 1.

 

Entre as soluções para o usuário está o aplicativo SI.GO que assegura controle total da jornada. Ele pode pedir a primeira ou segunda via do cartão, comprar créditos, pagar a passagem com um ticket digital e até consultar informações sobre os ônibus. Com o Chatbot E1, o usuário consegue recarregar o cartão de transporte enviando uma mensagem pelo WhatsApp. O pagamento é feito via PIX, e as respostas são automáticas. Já o terminal de vendas SPV700-EX, que pode ser instalado em locais estratégicos da cidade, permite que o passageiro compre créditos via PIX, de forma rápida.

 

Para quem opera o transporte público, o validador embarcado Sigom Pass SPX800 atua como um computador de bordo. Mais do que validar a passagem, pode controlar a frota, registrar dados de uso, realizar telemetria e ainda integrar com outros sistemas de ônibus. O console do motorista SCM300 facilita e torna mais segura a operação diária ao concentrar funções essenciais de forma prática e acessível. O equipamento permite a ativação de funcionalidades do sistema de bilhetagem eletrônica, bem como a troca de mensagens com o centro de controle da operação. A tecnologia Sigom Vision identifica os passageiros a partir da análise de imagens captadas no momento do uso do transporte. As fotos são armazenadas e enviadas para o backoffice, onde ocorre a auditoria com base em uma base de dados inteligente.

Últimas Notícias

Artigos Relacionados