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Ultracargo constrói desvio ferroviário para conectar terminais

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Ligação facilitará o escoamento de biocombustíveis vindos do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio

 

Redação TranspoData

Foto Ultracargo, Divulgação

 

A Ultracargo finalizou a construção de um desvio ferroviário que conecta a Opla, joint venture que mantém com a BP, e considerado o maior terminal independente de etanol do Brasil, localizado em Paulínia (SP), ao complexo localizado em Rondonópolis (MT). Com a estrutura, será possível escoar o etanol de milho produzido no Centro-Oeste e enviar derivados de petróleo para abastecer o maquinário do agronegócio da região, criando um corredor logístico eficiente e ambientalmente mais sustentável com o Sudeste.

 

O desvio tem 4,4 quilômetros de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga, e está conectado à malha ferroviária da Rumo. O transporte será realizado por composições de até 80 vagões, com trens carregados na ida e na volta. A operação terá capacidade de tancagem estática de 180.000m³, e poderá movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano, sendo 3 milhões de m³ de etanol e o restante de derivados. Desde 2023, o projeto recebeu investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.

 

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Na safra 2024/25, a produção nacional cresceu cerca de 30%, saltando de 6,3 para 8,2 milhões de m³. O estado do Mato Grosso alcançou 6,7 bilhões de litros de etanol, sendo 5,62 bilhões provenientes do milho, alta de 17% em relação à safra anterior e acima da média nacional de 3,65%.

 

Para sustentar o crescimento, é fundamental investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste, onde a ferrovia se consolida como o modal mais eficiente e ambientalmente responsável. “Além de reduzir a circulação de caminhões em longas distâncias e a poluição sonora, a substituição de carretas por trens em trajetos estratégicos elimina até 35% das emissões, o que equivale a cerca de 51 mil toneladas de CO2 a menos por ano”, destaca Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo.

 

Além do desvio em Paulínia, estão programadas para 2025 a entrega de um novo trecho de linhas férreas e a expansão da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT), a ampliação em Santos (SP) e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO), que fortalecerá a logística de combustíveis no Arco Norte. “O foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil. Corredores logísticos como o que liga São Paulo ao Mato Grosso e o que conecta Maranhão e Tocantins ajudam a reduzir gargalos, custos logísticos e impactos ambientais, beneficiando consumidores e indústrias em todo o país”, assinala Tomelin.

 

A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a provedora de soluções logísticas integradas conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. É considerada a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do país.

 

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