Parceria tem primeiro ponto dedicado a abastecimento do combustível na América Latina
Redação TranspoData
Foto Gás Verde, Divulgação
Um projeto pioneiro no país uniu a Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina, e o Grupo L’Oréal no Brasil, para abastecimento de frotas com combustível limpo e produzido a partir dos resíduos de aterros sanitários. O biometano já é usado em 80% das cargas diretas para o estado de São Paulo e em 100% do percurso entre a fábrica e o centro de distribuição, resultando em uma redução de emissão de CO2eq de 2.200 toneladas na operação de transportes da empresa em 2025 comparado a 2023.
O fornecimento do biocombustível para a frota ocorre no primeiro ponto exclusivo de abastecimento a biometano da América Latina, localizado ao lado do centro de distribuição da empresa, em Jarinu. A parceria com a Gás Verde estende-se também ao fornecimento do biocombustível para as caldeiras da fábrica em São Paulo, impulsionando a descarbonização tanto dos processos industriais quanto da logística da empresa.
O plano do Grupo L’Oréal no Brasil é que, até 2030, 60% dos itens vendidos pela empresa sejam transportados em caminhões a biometano. Além disso, 100% das entregas para Sul e Sudeste serão feitas com veículos movidos com o biocombustível.
“Em um ano importante para o país, em que sediaremos a COP 30 em Belém do Pará, o Brasil serve de inspiração para o mundo em projeto pioneiro de descarbonização. Já usamos o biogás nas caldeiras da fábrica quando inauguramos o primeiro ponto dedicado de biometano da América Latina em 2024”, comenta Juliana Fleming, diretora de operações do Grupo L’Oréal no Brasil. A expectativa é dobrar a capacidade da frota movida a biometano nos próximos anos.
O CEO da Gás Verde, Marcel Jorand, destaca que grandes empresas têm metas ambiciosas de redução de emissão e, cada vez mais, procuram soluções ambientais efetivas, dada a emergência climática que vivemos. “O biometano tem sido visto como a melhor alternativa para as indústrias, seja nos processos produtivos ou nas frotas”, reforça.
Avalia que descarbonizar a cadeia logística é um desafio estratégico para o país. “Acabamos de dar mais um passo no apoio às empresas com uma solução completa: o pacote também inclui aluguel de caminhões movidos a biometano, garantia de abastecimento nas principais rodovias e plano de manutenção, impulsionando a transição para um transporte mais sustentável”, afirma.
O Grupo L’Oréal tem implementado avanços significativos na redução das emissões de CO2 em sua cadeia logística no Brasil. Os principais movimentos já realizados são a transferência do centro de distribuição do Rio de Janeiro para São Paulo, aproximando-o da fábrica e dos principais clientes; a eliminação do frete aéreo doméstico e a redução do internacional; a otimização do transporte rodoviário com a adoção de biocombustíveis; e a expansão do uso da cabotagem. “Nossa busca é contínua por soluções de transporte mais responsáveis e eficientes”, frisa a executiva.
O biometano é um biocombustível capaz de reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa comparado com as de combustíveis fósseis, como o diesel, gás liquefeito de petróleo e natural, GNV e gasolina. O combustível também oferece vantagens econômicas por sua maior estabilidade de preço em comparação ao diesel e ao GNV, sendo reajustado com base no IPCA e, portanto, menos suscetível às flutuações do mercado internacional de petróleo e do dólar.