Em parceria com cerca de 80 empresas, Mercedes-Benz busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte
Redação TranspoData
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
A Mercedes-Benz do Brasil comemorou seis anos do Movimento A Voz Delas que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Atualmente, o movimento tem cerca de 80 empresas parceiras que apoiam a causa e trabalham para melhorar as condições de trabalho das motoristas nas estradas com seus caminhões, nas ruas das cidades dirigindo os ônibus, e das cristais (esposas dos caminhoneiros que os acompanham nas viagens).
Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da montadora, salienta que a iniciativa vem ganhando cada vez mais espaço junto a transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero na atividade. “Por meio de várias iniciativas, incentivamos a voz das mulheres, reforçando o compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, frisa.
Ebru Semizer, gerente sênior de peças e serviços da montadora e idealizadora do projeto, acrescenta que o objetivo do movimento é de também realizar ações que realmente tragam melhorias para a vida das mulheres no transporte, seja para caminhoneiras, motoristas de ônibus ou cristais. “Sabemos que a jornada delas, muitas vezes, é marcada por desafios, como condições precárias, falta de segurança nas estradas e preconceitos. Porém, como uma verdadeira comunidade, estamos aqui para ajudar a mudar essa realidade”, ressalta.
No site do Movimento, aproximadamente 1.500 mulheres estão inscritas na aba “Eu sou A Voz Delas”, área destinada a motoristas de caminhão e ônibus, cristais e apoiadoras do movimento. E mais de 870 interações na aba “Solte sua Voz”, campo destinado a ouvir as necessidades e sugestões das estradas.