Segmentos de cargas e comerciais leves apresentaram desempenho positivo em 2024
Redação TranspoData
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As vendas totais de pneus no Brasil registraram redução de 2,7% no ano passado em comparação com o ano anterior – de 51,97 milhões para 50,59 milhões de unidades. O resultado representa o menor volume de pneus comercializados no setor desde 2013, quando foram vendidas 50,71 milhões de unidades.
As comercializações para montadoras cresceram 1,4% – de 12,56 milhões para 12,73 milhões de unidades. Já o mercado de reposição teve recuo de 3,9% – de 39,41 milhões para 37,85 milhões. Os dados são do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
A indústria nacional segue sofrendo os impactos causados pelas importações, principalmente, de pneus de origem asiática. O leve crescimento observado em alguns segmentos, como o de carga, foi insuficiente para alavancar melhores resultados.
As vendas de pneus de passeio tiveram queda de 6,7% – de 27,48 milhões para 25,64 milhões. A comercialização para montadoras recuou 0,4% – de 7,71 milhões para 7,68 milhões – e o mercado de reposição caiu 9,2% – de 19,76 milhões para 17,95 milhões.
Os pneus de carga registraram melhora no desempenho do acumulado de 2024, com vendas 3,4% maiores que no ano anterior – de 6,45 milhões para 6,67 milhões de unidades. As vendas para montadoras tiveram alta de 20,8% – de 1,5 milhão para 1,82 milhão. Já o mercado de reposição registrou redução de 1,9% – de 4,94 milhões para 4,84 milhões.
As vendas de pneus para veículos comerciais leves subiram 3,3% em comparação com o ano anterior – de 7,46 milhões para 7,71 milhões. As vendas para montadoras registraram 5,1% de aumento – 2,99 milhões para 3,14 milhões, enquanto o mercado de reposição cresceu 2% – de 4,47 milhões para 4,56 milhões. O segmento de pneus para motocicletas no mercado de reposição também apresentou resultado positivo no acumulado do ano, com alta de 3,3% – de 9,73 milhões para 10 milhões.