Operação ampliará número de transportadoras parceiras em 2025
Redação TranspoData
Foto Nuvemshop, Divulgação
A Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística da plataforma de e-commerce Nuvemshop, entregou 9,5 milhões de encomendas no Brasil em 2024, representando aumento de 46% em relação a 2023 (6,5 milhões). Os estados que mais se destacaram foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
Os segmentos responsáveis pelos maiores números de entregas foram moda, acessórios, higiene, beleza, suplementos e fitness. Já os meses com maiores processamentos de encomendas foram novembro e dezembro, 20% mais fortes que os demais, principalmente por conta da Black November. Apenas em novembro foram processados 1,1 milhão de pacotes e, em dezembro, 1 milhão.
Frank Chu, diretor de produto, frisou que, em 2024, a empresa focou na otimização do ecossistema de envios, permitindo aos clientes acesso a um serviço de logística que atenda suas necessidades, independentemente da localização e do tamanho do negócio. Em 2023, a empresa prestava os serviços de Nuvem Envio Coleta e Nuvem Envio Correios. Em 2024, agregou o Nuvem Envio com Pontos de Postagem para clientes de cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais e o serviço Nuvem Envio Jadlog para lojistas de todo o Brasil. “Com esta evolução constante, conseguimos ampliar a oferta de envios, entregando preços e prazos competitivos”, acrescentou.
Em 2024, a Nuvem Envio expandiu a atuação logística em Minas Gerais, um dos estados que mais faturam com o e-commerce, com duas novidades: um novo cross docking, com área 42% maior do que o local anterior, que possibilitou aumento em 55% na capacidade de processamento diária de pacotes, e o lançamento do Nuvem Envio com Pontos de Postagem, com 39 pontos que recebem encomendas 17 municípios mineiros, como Belo Horizonte, Betim e Contagem. A empresa também aumentou em 60% a capacidade de processamento de encomendas nos cross dockings em São Paulo e Minas Gerais. No exterior, iniciou operação na Argentina por meio do serviço Envio Nube. Desde maio, quando foi lançada, a ferramenta respondeu pelo envio de meio milhão de pacotes.
Informa que a empresa trabalha com cerca de 30 transportadoras em 2024 e antecipa a decisão de ampliar os serviços com novos parceiros. “Para este ano, os esforços serão direcionados para criar uma experiência de envios ainda mais ágil, simples e rápida, customizada de acordo com o que os clientes buscam em uma solução logística”, adianta.
Objetivos e tendências de logística
De acordo com Frank Chu, o cenário de serviços logísticos está cada vez mais competitivo, principalmente em termos de preços e prazos. Neste cenário, antecipa algumas tendências de mercado para o próximo ano:
– Múltiplas opções de envio: consumidores exigem flexibilidade, como entregas no mesmo dia, lockers e pontos de retirada, que aumentam a conveniência e fidelizam clientes
– Diversificação de transportadoras: trabalhar com vários parceiros reduz custos, melhora a eficiência e garante flexibilidade, evita atrasos, especialmente em períodos de alta demanda, como Black Friday e Natal
– Tecnologia: ferramentas como rastreamento em tempo real, gestão integrada e inteligência artificial otimizam operações, melhoram a experiência do cliente e aumentam a competitividade