Complexo de 4 mil m² está localizado na cidade mineira de Contagem
Redação TranspoData
Fotos Tracbel, Divulgação
A Tracbel está inaugurando nova sede com total modernização do prédio e expansão da área voltada aos clientes. Localizadas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), as novas instalações consumiram R$ 50 milhões em investimentos. “Decidimos investir em um arrojado projeto que prioriza a utilização de avançadas soluções para melhorar a experiência dos clientes com os produtos e serviços que oferecemos no mercado”, declara Luiz Gustavo Rocha, presidente da holding do Grupo Tracbel.
Instalado num terreno de 26 mil m², o novo complexo tem cerca de 4 mil m² de área construída e espaços destinados para conhecer máquinas e equipamentos por meio de simuladores virtuais, além de realidade aumentada e painel de e-commerce. “Queremos que os clientes e operadores possam imergir nos produtos e serviços em uma experiência mais realista. Eles também podem usar o configurador de máquinas, uma plataforma online intuitiva que permite a personalização dos equipamentos”, acrescenta Gustavo Takamatsu, diretor de inovação e tecnologia.
Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel, frisa que a ideia é melhorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, simplificar o processo de aquisição para garantir melhor eficiência e produtividade nos negócios. “São soluções inovadoras e pioneiras desenvolvidas para o mercado pela Tracbel. Colocamos o poder de escolha diretamente nas mãos do cliente”, assinala.
Sustentável
A renovada matriz do grupo é autossustentável em energia solar. Dimensionada para abastecer praticamente todos os ambientes, a usina implantada gera 95% de toda a energia consumida. A iluminação também foi substituída por equipamentos mais modernos e energeticamente mais eficientes. “Queremos expandir as operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”, declara o presidente Luiz Gustavo Rocha.
O pavimento térreo é inteiramente destinado aos clientes, com diversos espaços para atendimento, salas de reunião e áreas de convivência e apresentação de produtos e serviços. No prédio inteiro trabalham cerca de 130 pessoas, entre funcionários e profissionais terceirizados. A localização é a mesma: Via Expressa Francisco Cleuton Lopes, 3600, Bairro Água Branca.
Com mobiliário completamente trocado por móveis, acessórios e acabamentos mais confortáveis e ergonomicamente mais adequados, o interior recebeu decoração e iluminação que proporcionam mais conforto e tranquilidade para trabalhar. Totalmente acessível com elevadores e rampas de acesso, os espaços foram projetados para facilitar o ingresso e o trânsito pelo local.
A nova matriz ganhou também mais um Uptime Center, estrutura criada para acompanhar e monitorar os equipamentos dos clientes onde quer que eles estejam. A central recolhe dados rotineiros de telemetria, mas também reúne e trata informações de componentes vitais dos equipamentos, como motor, transmissão e eixos. “Com um nível de tecnologia embarcada cada vez maior, as máquinas recebem atendimento remoto de uma equipe superespecializada, engajada para a melhoria contínua”, destaca Gidalto Santos.
Os especialistas monitoram e fazem a avaliação dos dados, sabendo, por exemplo, se alguma carregadeira está acusando falta de tensão na bateria ou se a temperatura do óleo do motor de um caminhão articulado está acima do recomendado, entre muitas outras situações. “Cada vez mais usamos a inteligência e a conectividade para aumentar a performance e, principalmente, a disponibilidade dos equipamentos dos clientes”, reforça Rocha.