Empresa acrescentou três unidades da marca Scania à frota de 1 mil veículos usados na coleta e destinação de lixo
Roberto Hunoff
Foto Scania, Divulgação
A Marquise Ambiental, que opera uma frota com mais de 1 mil equipamentos, recebeu na fábrica da Scania três caminhões movidos a biometano e ou gás natural comprimido. A empresa está implantando projeto piloto com caminhões coletores movidos com estes combustíveis em Fortaleza (CE) e Osasco (SP). A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema. A Marquise ainda tem contratado com a Scania a compra de mais 18 unidades que serão entregues ao longo de 2025.
A empresa é uma das maiores prestadoras de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país. A entrega dos caminhões fez parte da programação da Semana do Transporte Sustentável, promovida pela fabricante sueca.
A Marquise Ambiental, em parceria com a MDC, é pioneira na implantação da maior e mais moderna planta de biometano do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza no Ceará. Foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o biometano como combustível a partir dos resíduos sólidos e agora investe em uma frota pioneira de caminhões de coleta movidos a biometano. “Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos a frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.
Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca que a marca inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. “São duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos a marca de 1.400 unidades negociadas. É um produto consolidado no mercado e que traz eficiência energética na redução das emissões”, salienta.
Frisa que a Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criou um mercado que não existia, fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. “Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos de abastecimento está se expandindo para os interiores do país e Centro-Oeste”, expôs.
O modelo de caminhão escolhido para o início dessas operações é o semipesado P 280 XT, motor Euro 6 de nove litros, que pode receber gás natural comprimido ou biometano em qualquer proporção. Entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. O caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta. A cabine é a P com pacote off-road XT. O modelo está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, que garante trocas de marchas mais rápidas.
O biometano, de fonte de energia renovável e que também pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar -, pode reduzir em até 90% as emissões de gases. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.